Walmart anuncia expansão de entregas por drones

Walmart Foto: Getty Images

O Walmart deve ampliar significativamente o uso de drones em seu modelo de entrega. Depois de mais de seis anos de testes, a varejista norte-americana agora considera a tecnologia pronta para integrar sua estratégia de logística em larga escala.

Greg Cathey, vice-presidente sênior de transformação e inovação do Walmart, afirmou que as entregas por drones estarão presentes “na maioria das áreas em que operamos”. A declaração foi feita durante o UP.Summit, realizado em Bentonville, Arkansas, sede da companhia.

De acordo com a Fortune, atualmente, o serviço está disponível em poucas localidades dos Estados Unidos, por meio de parcerias com a Wing (subsidiária da Alphabet, dona do Google) e com a Zipline, startup apoiada pela Andreessen Horowitz. Em junho, o Walmart já havia anunciado a expansão da parceria com a Wing para 100 lojas em cidades como Atlanta, Charlotte, Houston, Orlando e Tampa. Agora, a empresa confirmou que a tecnologia também será implementada no Noroeste do Arkansas, incluindo Bentonville e Rogers.

300 mil entregas concluídas
Segundo Cathey, o Walmart já superou a marca de 300 mil entregas realizadas com drones, o dobro do número divulgado em junho. Para a empresa, a tecnologia é uma peça-chave no chamado “last mile delivery”, etapa final do transporte até o consumidor.

Embora ainda falte tempo para que as entregas aéreas se tornem rotina — devido a barreiras técnicas, regulatórias e financeiras — o Walmart vê no avanço da regulamentação da Federal Aviation Administration (FAA) uma oportunidade para viabilizar o negócio em larga escala. A agência propôs em 2025 uma regra que permitirá voos além da linha de visão do operador, ponto crucial para massificar a tecnologia.

Cathey, que dividiu o palco com Adam Woodworth, CEO da Wing, reforçou que a expansão está só começando. “Estamos comprometidos com isso”, afirmou o executivo.

Compartilhe: