Rival da Starlink, Amazon Leo chega ao Brasil em 2026

A Amazon anunciou que seu serviço de internet por satélite – antes conhecido como Project Kuiper – foi renomeado para Amazon Leo, em referência à sua constelação em órbita baixa (LEO). A estreia comercial desse sistema começou nos Estados Unidos com uma versão corporativa, mas há planos ambiciosos para expansão.

A peça central desse avanço é a nova antena chamada Leo Ultra. Esse terminal de alto desempenho é capaz de alcançar velocidades de até 1 Gb/s de download e 400 Mb/s de upload, segundo a Amazon.

A antena tem design robusto, sem partes móveis, construída para resistir a condições adversas de clima, e sofreu uma otimização com algoritmo próprio da Amazon para maximizar o desempenho, se conectando diretamente à AWS e a outras redes privadas.

Antena Amazon Leo (Imagem: Amazon)

O programa de testes já começou em modo “enterprise preview” para clientes selecionados. A ideia é refinar o serviço antes de lançá-lo para um público mais amplo, conforme a Amazon amplia sua “frota orbital”: já são mais de 150 satélites em LEO, com a meta de chegar a mais de 3.200 unidades.

Em breve no Brasil

No Brasil, a Sky será parceira da Amazon para distribuir o Leo a partir de 2026, especialmente na região Sul. A antena oferecida para consumidores residenciais pode entregar até 400 Mb/s, conforme expectativas da empresa.

A Amazon aposta que o Leo vai preencher lacunas de conectividade, oferecendo alta velocidade onde a infraestrutura terrestre é limitada. A empresa comenta que essa iniciativa ajuda a “reduzir a desigualdade digital”, levando conexão rápida a locais remotos.

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