OPPO e Audi fecham acordo para uso de patentes

OPPO Audi

A OPPO firmou um acordo internacional de licenciamento de patentes com a Audi voltado ao uso de tecnologias essenciais de conectividade móvel, incluindo soluções relacionadas ao 5G, na frota de veículos conectados da montadora. O movimento amplia a presença da companhia chinesa no setor automotivo e reforça sua atuação estratégica para além do mercado de dispositivos móveis.

O acordo permite que a Audi utilize o portfólio de Patentes Essenciais de Padrão (SEPs) da OPPO em seus veículos, viabilizando experiências digitais mais avançadas a bordo e alinhadas à crescente demanda por conectividade integrada no setor automotivo. A parceria também evidencia a convergência entre a indústria de tecnologia sem fio e o desenvolvimento de soluções para mobilidade conectada.

Estamos muito satisfeitos em colaborar com a Audi por meio deste acordo de licenciamento de patentes”, afirma Vincent Lin, head de Licenciamento de Patentes da OPPO. “A parceria reflete uma visão compartilhada entre líderes em tecnologia sem fio e a indústria automotiva para promover conectividade mais fluida e impulsionar a cooperação entre diferentes setores. Além disso, reforça o compromisso contínuo da OPPO com um ecossistema global de propriedade intelectual equilibrado e sustentável, que estimula a inovação e o crescimento da indústria”.

Na avaliação da Audi, o acordo reforça a importância de negociações estruturadas em torno de propriedade intelectual em um cenário de crescente digitalização dos veículos. “Nosso acordo com a OPPO demonstra que negociações de Patentes Essenciais de Padrão (SEPs) podem ser conduzidas de forma construtiva e equilibrada”, afirma Michael Fritz, diretor global de licenciamento de patentes e propriedade intelectual da Audi. “A iniciativa reforça o compromisso da Audi com a valorização da propriedade intelectual e com o desenvolvimento de soluções que funcionem para todas as partes envolvidas, ao mesmo tempo em que eleva a experiência oferecida aos clientes da marca”.

Este é o terceiro acordo bilateral de licenciamento de patentes firmado pela OPPO com fabricantes automotivos de grande porte. A companhia já havia anunciado parcerias semelhantes com o Grupo Volkswagen, em junho, e com uma montadora chinesa, sinalizando o reconhecimento crescente de seu portfólio de conectividade móvel no setor automotivo global.

Segundo a LexisNexis® IPlytics, a OPPO ocupava a oitava posição no ranking global de força de patentes 5G em janeiro de 2025. Até setembro de 2025, a empresa acumulava mais de 117 mil pedidos de patente e mais de 65 mil patentes concedidas em todo o mundo, sustentando sua estratégia de expansão em áreas como conectividade de próxima geração, inteligência artificial e tecnologias embarcadas.

Nos próximos anos, a OPPO planeja ampliar colaborações com empresas da indústria para acelerar o desenvolvimento de soluções em dispositivos conectados e mobilidade, acompanhando a evolução de ecossistemas digitais cada vez mais integrados.

Compartilhe: