A Black Friday 2025, marcada para o dia 28 de novembro, promete ser um dos maiores eventos de vendas do comércio eletrônico brasileiro. Segundo estimativas da Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (ABIACOM), o evento deve gerar mais de R$ 13 bilhões em vendas, com 16,5 milhões de pedidos e ticket médio de R$ 808,50, um avanço frente aos 15,75 milhões de pedidos e média de R$ 738 registrados no ano passado.
Com o aumento da complexidade operacional entre diferentes plataformas, o “freezing” — período em que os marketplaces bloqueiam alterações nos catálogos — torna-se uma etapa crítica no planejamento de lojistas e sellers.
“O ‘freezing’ não é uma sugestão, é uma regra do jogo. Quem deixar para a última hora vai encontrar o sistema travado e ficará assistindo à concorrência vender”, afirma Cláudio Dias, CEO da Magis5, hub de tecnologia para automação e integração de e-commerces. “A complexidade aumenta porque cada marketplace tem seu próprio cronograma. O que é permitido em uma plataforma pode já estar bloqueado em outra.”
De acordo com o executivo, o congelamento de sistemas impede a inclusão de novos produtos, o cadastro de vendedores e, principalmente, alterações de preço. “Contudo, uma das restrições mais importantes é a impossibilidade de alterar os preços dos produtos durante o período, o que pode ser decisivo para muitos lojistas nesse período de grande movimento”, destaca Dias.
Principais prazos de freezing para marketplaces em 2025
Cada plataforma define seu próprio calendário de bloqueios, o que exige atenção redobrada dos vendedores:
- Amazon: envio de estoque para o FBA recomendado até 1º de novembro, com submissão de ofertas encerrando em 28 de outubro. O congelamento geral, com restrições de catálogo, ocorre entre 22 e 30 de novembro.
- Americanas: prazo final para integrar novas lojas, cadastrar produtos, atualizar preços e aderir a campanhas é 22 de novembro, às 23h59. O envio ao Fulfillment vai até 25 de novembro, às 23h59.
- Carrefour: integração de novas lojas e reativações até 31 de outubro; cadastro de produtos até 5 de novembro; atualização de anúncios até 11 de novembro. As alterações de preço são permitidas até 14h de 27 de novembro, com aumentos bloqueados até 10h de 30 de novembro.
- Casas Bahia: cadastro e ajustes de preços permitidos até 22 de novembro, às 19h59. O freezing geral começa às 20h de 21 de novembro, bloqueando a maior parte das edições no catálogo.
O especialista reforça que essas “travas” variam de acordo com cada plataforma. Algumas iniciam já em outubro, outras somente em novembro. “É fundamental que os sellers fiquem atentos às datas específicas de cada marketplace para garantir que suas ofertas estejam disponíveis durante a Black Friday. Uma vez que o freezing começa, não é mais possível incluir produtos ou alterar preços — por isso, todo o catálogo deve estar totalmente preparado e atualizado antes dessas restrições entrarem em vigor”, alerta Dias.



