Robson Esteves, Presidente da ABREE — Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos
A Black Friday consolidou-se como uma das datas mais relevantes para o varejo, especialmente nos segmentos de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Além de ampliar receitas e democratizar o acesso a novas tecnologias, o evento tornou-se uma oportunidade estratégica para que empresas demonstrem compromisso com práticas responsáveis. Nesse cenário, a logística reversa e economia circular ganham protagonismo: mais do que uma obrigação legal, representam uma chance real de fortalecer marcas, reduzir riscos ambientais e gerar valor em toda a cadeia de negócios.
O crescimento do consumo aumenta, consequentemente, a necessidade de soluções sustentáveis. No Brasil, segundo o Monitor Global de Resíduos Eletrônicos de 2022, das Nações Unidas, o País é o maior gerador de resíduos eletroeletrônicos da América do Sul e está entre os cinco maiores do mundo. Empresas que oferecem canais de coleta não apenas se destacam da concorrência, como também atraem parceiros estratégicos, conquistam a confiança de consumidores conscientes e fortalecem sua credibilidade junto a investidores.
Para o consumidor, descartar equipamentos em pontos de recebimento, como os da ABREE, é simples e agrega valor à experiência de compra. Para as empresas, significa transformar vendas em reputação, competitividade e sustentabilidade de longo prazo. Incorporar a logística reversa às estratégias da Black Friday vai além do aumento de faturamento: é inovar com responsabilidade, convertendo o crescimento imediato em um investimento sustentável para o futuro.



