A Toyota anunciou planos para estrear o que chama de “primeira bateria totalmente sólida do mundo” em um veículo elétrico (EV) já em 2027. O avanço promete maior autonomia, carregamento mais rápido e durabilidade ampliada em relação às baterias atuais de íon-lítio.
De acordo com a Electrek, anúncio acompanha uma nova parceria com a Sumitomo Metal Mining Co., que ajudará na produção em massa de materiais de cátodo para a tecnologia. Segundo a montadora, a meta é “alcançar o primeiro uso prático de baterias totalmente sólidas em veículos elétricos do mundo”, marcando um novo passo na corrida global por baterias mais eficientes.
As baterias de estado sólido substituem o eletrólito líquido por um material sólido, o que reduz o risco de superaquecimento e aumenta a densidade energética. De acordo com a Toyota, o novo design permitirá baterias menores, com maior potência e vida útil mais longa.
A fabricante japonesa vem desenvolvendo o projeto desde 2021, junto com a Sumitomo, que utiliza uma tecnologia proprietária de síntese em pó para criar materiais de cátodo mais duráveis. O acordo surge após a Toyota receber certificação do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI) para produzir as novas baterias no país.
Além da Sumitomo, a Toyota também colabora com a Idemitsu Kosan, que está construindo uma planta de produção de lítio sulfeto, insumo essencial para as baterias sólidas, com capacidade para 1.000 toneladas anuais. A iniciativa faz parte do esforço japonês para fortalecer sua cadeia produtiva doméstica e reduzir a dependência de China e Coreia do Sul.
O investimento total do consórcio japonês no setor de baterias deve ultrapassar US$ 7 bilhões (1 trilhão de ienes).
Concorrência acirrada
A Toyota enfrenta forte competição global. A Mercedes-Benz já testou um veículo com bateria sólida que percorreu 1.205 km em uma única carga e planeja iniciar a produção em série até o fim da década. BMW, Volkswagen, Honda, BYD e CATL também avançam em projetos semelhantes, com lançamentos previstos para os próximos anos.
Ainda assim, se cumprir o cronograma, a Toyota pode ser a primeira a colocar no mercado um carro elétrico com bateria totalmente sólida em escala comercial, uma inovação considerada o “santo graal” da eletrificação automotiva.



