som

Com a proximidade da Copa do Mundo de 2026, o apetite do consumidor por TVs de grandes polegadas deve ganhar novo impulso – e, segundo a NielsenIQ, esse movimento abre espaço para categorias complementares, como as soundbars. À medida que o público se prepara para assistir aos jogos com máxima qualidade, cresce a atenção para o conjunto da experiência audiovisual.

“A imagem é fundamental, mas é por meio do áudio que o público se conecta com o grito de gol e o canto da torcida. Com uma imersão sonora espetacular, é possível trazer a emoção da Copa do Mundo para a sala de casa”, afirma Luciano Sasso, vice-presidente de vendas & marketing da unidade de negócios de Consumer Audio da Harman América do Sul.

O design das TVs modernas, com telas cada vez maiores e perfis ultrafinos, restringe o espaço interno necessário para a instalação de sistemas acústicos potentes. Com isso, o consumidor fica naturalmente interessado em turbinar o som, buscando soluções externas como soundbars. A boa notícia é que as fabricantes contam com linhas que atendem às mais variadas demandas, desde modelos de entrada para ambientes compactos até sistemas avançados com múltiplos canais e recursos pensados para aprimorar a experiência de cinema.

Para o consumidor, a temporada representa a chance de elevar o patamar do entretenimento doméstico. Para o varejista, abre-se um terreno fértil para crossselling: cada TV vendida pode vir acompanhada de uma solução de áudio complementar, aumentando o tíquete médio da compra e fortalecendo o mix. Afinal, a venda cruzada pode transformar a empolgação da Copa em resultados comerciais mais robustos – e o momento de aproveitar essa onda é agora.

JBL

Substituta da BAR 1300, a soundbar mais moderna da linha MK2 possui Dolby Atmos Real e DTS:X, o que garante uma imersão sonora mais realista. Tecnologias como o MultiBeam™ 3.0 e o PureVoice 2.0 aperfeiçoam o palco sonoro dos conteúdos e os diálogos captados. São três canais frontais, dois surrounds laterais e dois surrounds traseiros, além de quatro adicionais embutidos na soundbar e módulos para preencher o ambiente.

Um diferencial é a possibilidade de retirar as caixas de som sem fio removíveis da JBL 1300X MK2, conectar dispositivos via Bluetooth, parear via Auracast e levar o verdadeiro som estéreo pela casa. Com o modo especial para assistir à noite, a barra de som e o subwoofer são silenciados, enquanto as caixas de som oferecem uma experiência de áudio íntima de qualidade – individual ou para dois.

LG

O sistema soundbar S95TR é um modelo premium, com 9.1.5 canais e 810 W de potência, entregando áudio imersivo com suporte a Dolby Atmos e DTS:X. Seu conjunto inclui subwoofer e caixas traseiras sem fio, além de recursos de calibração automática via IA.

A sinergia com TVs LG potencializa a experiência. Com o WOW Orchestra, a soundbar e os alto-falantes da TV trabalham juntos para criar um som mais envolvente. O WOW Interface permite controle simplificado e integração direta pelo menu da TV. E o WOW Cast possibilita conexão sem fio, facilitando a instalação. Quando combinado com uma TV LG compatível, entrega operação unificada e som de cinema, dentro do mesmo ecossistema da marca.

Samsung

A soundbar B450F oferece configurações que vão além do óbvio e chega como porta de entrada para uma experiência sonora aprimorada. O modelo apresenta 2.1 canais, incluindo um subwoofer sem fio, tecnologia Dolby Audio e DTS Virtual:X, o que permite uma experiência de processamento de áudio de última geração. Além disso, o Bass Boost amplifica frequências mais baixas para dar mais impacto às trilhas sonoras.

Outros recursos que aprimoram ainda mais a experiência são a equalização automática, amplificador de voz, Modo Game e Modo Noturno. O modelo conta ainda com a possibilidade de uso de um mesmo controle para TV e soundbar caso ambos sejam produtos da Samsung, além de contar com HDMI ARC e conexão via Bluetooth com a TV.

TCL

Com design vitrificado, a soundbar Q85H Pro da TCL é um modelo premium, com 7.1.4 canais surrounds e 860 W de potência. São 7 canais de áudio principais, 1 subwoofer sem fio e 4 canais de projeção superior, garantindo um som tridimensional e surround com áudio vindo de cima e de trás. Destaque para o subwoofer independente sem fio de 200 W, que proporciona graves potentes.

Além de Dolby Atmos e DTS:X para uma experiência imersiva, a soundbar está equipada com a tecnologia proprietária Ray-Danz, que utiliza refletores calibrados e drivers angulados para um palco sonoro mais amplo. O recurso AI Sonic-Adaptation, por sua vez, ajusta a qualidade do som de acordo com o ambiente, proporcionando efeitos sonoros personalizados.

Compartilhe: