Novo portfólio de switches da Nokia fortalece desempenho e automação de data centers com IA

A Nokia anunciou a expansão e o aprimoramento de seu portfólio para data centers, com o objetivo de atender à crescente demanda por desempenho e escalabilidade requerida por IA e, ao mesmo tempo, de empregar o poder da IA para favorecer a eficiência e a confiabilidade das operações em data centers.

A expansão e o aprimoramento consistem em uma nova família de switches de alto desempenho, a família 7220 Interconnect Router (IXR) e em um conjunto aprimorado de ferramentas de IA para Operações, AIOps, em sua plataforma de gerenciamento de Automação, a Nokia EDA, Event-Driven Automation.

Juntas, as novidades entregam desempenho e confiabilidade extremos e necessários para comportar a carga de trabalho demanda por IA de treinamento e de inferência de IA, no contexto da crescente demanda por aplicações de IA Agêntica.

O surgimento e a adoção generalizada da IA Agêntica vêm transformando as necessidades dos data centers, o que tem impulsionado uma rápida evolução nas soluções de redes. É a IA que está por trás dessas evoluções, que nos colocam uma dupla oportunidade: inovar em redes e transformar operações, as duas forças que regem os mais recentes avanços no portfólio de switches para data centers da Nokia.

“Nossa parceria com a Nokia continua a gerar importantes vantagens operacionais no contexto do ritmo acelerado da inovação em IA. Com a tecnologia da Nokia, a Nscale fortalece sua capacidade de oferecer serviços para sua base de clientes em comum. Este anúncio consolida ainda mais a liderança da Nokia e reforça nossa confiança de que, juntos, estamos atendendo da melhor maneira às necessidades dos clientes que dependem de tecnologia avançada de IA”, comentou Tom Burke, Chief Revenue Officer da Nscale.

“As velocidades de interface de 1,6 TE da nova família de switches IXR 7220 da Nokia oferecem uma excelente resposta ao mercado, já que a IA Agêntica está mudando os requisitos das redes dos centros de dados. A solução AIOps com IA Agêntica, na plataforma Nokia EDA, chega no momento certo e favorece maior eficiência operacional e confiabilidade em um ambiente de rede dos mais exigentes. Além disso, é gratificante ver o compromisso da Nokia com a UEC, dado que as análises do 650 Group projetam que o Ethernet será o protocolo de rede dominante para a IA no futuro”, afirmou Alan Weckel, fundador e analista de tecnologia do 650 Group.

Desempenho escalável e flexibilidade para Centros de Dados de IA

Para atender à enorme demanda por escalabilidade e alto desempenho dos data centers de IA, os switches 7220 IXR-H6 da Nokia oferecem um desempenho excepcional, ao alcançarem até 102,4 Tb/s, com velocidades de interface de 800 GE (Gigabit Ethernet) e 1,6 TE, dobrando o desempenho e as velocidades de interface – em um mesmo espaço. Os switches estão em conformidade com as especificações do Consórcio Ultra Ethernet (UEC), tendo incorporado funções avançadas e projetadas para otimizar e gerenciar o fluxo de pacotes, evitar a congestão e favorecer a eficiência da rede em ambientes de produção de IA em larga escala, com até um milhão de XPUs ou mais.

A família Nokia 7220 IXR-H6 oferece flexibilidade inédita, para ampla gama de usos. Disponíveis em versões com refrigeração líquida e refrigeração a ar, os switches podem ser facilmente conectados e são compatíveis com diversas configurações de racks de data centers.

A Nokia é a única fornecedora que oferece hardware compatível tanto com um sistema operacional de rede (NOS) integrado quanto com SONiC. Os novos switches podem ser configurados com o sistema operacional de rede SR Linux da Nokia ou com o SONiC, de código aberto, o que proporciona aos operadores de centros de dados maior variedade de soluções de software. Com o respaldo da equipe de desenvolvimento e suporte técnico especializado da Nokia, os operadores podem trabalhar com total confiança, sabendo que dispõem de opções confiáveis, adaptadas às necessidades específicas de sua infraestrutura.

Operações de rede habilitadas por IA

Diante da necessidade imperiosa de oferecer serviços ininterruptos, tanto os provedores de serviços em nuvem quanto as empresas-cliente priorizam automação, AI Ops e estratégias de modernização para reduzir tempo de inatividade e garantir um desempenho resiliente durante todo o ciclo de vida do data center. Para atender a esses requisitos no atual ambiente de crescente escala e complexidade operacional, a Nokia incorpora capacidades inovadoras de IA Agêntica em sua plataforma de automação baseada em eventos, a Nokia EDA.

A EDA AIOps combina a simplicidade das interações em linguagem natural com a capacidade de raciocínio da IA Agêntica, para obter uma identificação rápida e precisa de problemas, de análise da causa principal e de remediação eficaz, em todo o ambiente de rede do data center. Quando combinada com a ampla telemetria em tempo real da EDA; com o gêmeo digital integrado; com as funções de simulação e com a capacidade de reversão instantânea, os operadores de rede podem agir com rapidez e confiança na resolução de problemas, podendo alcançar redução de até 96% no tempo de inatividade da rede, segundo recente relatório da Bell Labs Consulting e da Futurum, “Estudo de confiabilidade da estrutura de centros de dados”.

“O crescimento impressionante da adoção da IA transformou radicalmente o funcionamento dos data centers e leva à constante evolução do hardware e das ferramentas operacionais. Temos o prazer de anunciar nossa nova família de switches de alto desempenho, a 7220 IXR-H6, e os avanços de nossa plataforma, a Nokia EDA, que, agora, canaliza a sofisticação da IA Agêntica para favorecer operações altamente confiáveis e na velocidade necessária para acompanhar o ritmo das mudanças. É um dos muitos marcos para o portfólio de redes de data centers da Nokia, e esperamos oferecer ainda mais inovação tecnológica à nossa base global de clientes, para apoiar o superciclo da IA”, afirmou Vach Kompella, Vice-Presidente Sênior e Diretor-Geral de Redes IP da Nokia.

Os switches Nokia 7220 IXR-H6 estarão disponíveis no primeiro trimestre de 2026, e as funções da Nokia EDA AIOps, já disponíveis para demonstração, poderão começar a ser implementadas até o final de 2025.

Compartilhe: