A Loja Integrada acaba de lançar a Komea, copiloto de e-commerce e uma nova categoria de e-commerce guiado. Disponível para todo o mercado brasileiro, a solução funciona como uma nova camada sobre a plataforma da empresa, usando dados e Agentes de IA pra identificar oportunidades e executar tarefas de forma autônoma.
“Não se trata apenas de um novo produto, mas de uma nova lógica de venda online. A tecnologia deixa de ser passiva e passa a atuar como um guia inteligente, que identifica oportunidades, sugere caminhos e executa ações. É o fim do e-commerce tradicional e o nascimento do E-commerce Guiado. Com a Komea, o e-commerce deixa de ser vitrine e vira experiência de decisão”, afirma Lucas Bacic, CEO da Loja Integrada.
A nova tecnologia adiciona uma camada de inteligência capaz de avaliar a qualidade do negócio, analisando engajamento de clientes, lucratividade dos produtos e eficiência dos canais de venda, para então sugerir ações e executá-las de forma automatizada, mediante um simples aceite do lojista.
O e-commerce guiado parte da ideia de que a plataforma deixa de ser apenas uma ferramenta e passa a atuar como um “copiloto” do lojista: analisa dados do negócio, identifica oportunidades, recomenda próximos passos e automatiza ações — sempre com o aceite do empreendedor, como um parceiro do dia a dia do negócio.
Para isso, a Komea utiliza agentes de IA para reduzir a complexidade e possibilitar que qualquer pessoa possa vender online, independente da sua maturidade digital. Os agentes aprendem, sugerem e evoluem junto com o negócio do empreendedor de forma proativa trazendo atividades diárias para alcançar e reter clientes, sugerindo promoções ou recuperando carrinho, além de auxiliar na gestão do dia-dia, automatizando tarefas.
Além disso, as recomendações deixam de ser genéricas — o sistema cruza sinais de comportamento, desempenho da loja e momento do negócio para indicar ações que façam sentido e possam ser executadas na prática, fortalecendo resultados e a relação de confiança entre lojista e consumidor. Por exemplo: o copiloto identifica um grupo de clientes recorrentes que deixou de comprar, sugere a criação de um cupom exclusivo e dispara automaticamente a campanha para esse público específico.



