BYD trará ao Brasil o carregador Flash Charging

BYD Flash Charging

A BYD confirmou a chegada ao Brasil de seu supercarregador de veículos elétricos, batizado de Flash Charging, considerado o carregador mais rápido do mundo. De acordo com o Auto Esporte, o equipamento será instalado em 800 pontos de recarga pelo país nos próximos 12 meses e promete reduzir drasticamente o tempo de carregamento dos modelos elétricos da marca.

Segundo a fabricante, o Flash Charging é capaz de gerar 400 km de autonomia em apenas cinco minutos, com potência máxima de 1 megawatt (1.000 kW) — quase três vezes mais rápido que o Supercharger da Tesla, que entrega até 400 kW. A velocidade de carregamento atinge 2 km por segundo, aproximando o tempo de recarga elétrica ao de um abastecimento convencional com gasolina.

A iniciativa faz parte da estratégia global da BYD de expandir a infraestrutura de mobilidade elétrica e acelerar a adoção de veículos zero emissão. No mundo, a empresa planeja instalar 6.000 unidades do Flash Charging nos próximos anos.

Brasil será o primeiro mercado das Américas com o sistema

O país será o primeiro das Américas a receber a tecnologia. A decisão reforça a importância estratégica do mercado brasileiro para a fabricante chinesa, que já possui fábrica em Camaçari (BA) e uma rede crescente de concessionárias dedicadas à eletrificação automotiva.

Com a chegada dos carregadores ultrarrápidos, a BYD pretende criar uma malha de recarga de alta potência para atender sua nova geração de veículos premium, reduzindo um dos principais obstáculos à expansão do mercado de elétricos: o tempo de recarga.

Como funciona o BYD Flash Charging

O carregador foi desenvolvido para operar com veículos equipados com a Super e-Platform, a primeira arquitetura automotiva de alta tensão de 1.000 volts do mundo produzida em escala. Essa plataforma, já usada nas novas gerações dos modelos Han e Tan, permite a recarga ultrarrápida e entrega motores de até 580 kW, velocidade máxima de 305 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos.

Para suportar tamanha potência, os veículos contam com baterias Blade aprimoradas, sistemas reforçados de alimentação e ar-condicionado, e chips de potência de carbeto de silício (SiC) — tecnologia inédita em automóveis de produção em série.

A BYD afirma que o novo padrão de carregamento representa um salto de eficiência energética, com menor dissipação de calor, maior durabilidade das células e ganho de até 30% na eficiência geral do sistema elétrico.

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