BYD iniciará produção completa no Brasil a partir de julho

BYD

A fábrica da BYD em Camaçari (BA) já tem data definida para iniciar a produção completa de veículos no Brasil. Inaugurada em outubro de 2025 com operações no regime SKD, a unidade passará a fabricar carros com processos industriais nacionais a partir do fim de julho, no segundo semestre.

A confirmação foi feita pelo vice-presidente da marca no Brasil, Alexandre Baldy, em entrevista à Autoesporte. Segundo o executivo, os investimentos na obra já somam cerca de R$ 3 bilhões, com novas etapas industriais em andamento.

“É uma obra que continua a receber investimentos expressivos e que, ao longo do ano, terá as etapas de solda, estamparia e pintura concluídas para que possamos começar a produzir localmente”, afirmou Baldy.

De acordo com o executivo, a transição para a produção nacional ocorrerá com a conclusão de outros prédios do complexo, além do galpão atualmente utilizado para a montagem dos veículos. “Não é SKD, é produção local. Esse é o nosso objetivo”, disse.

A BYD projeta crescimento de 50% no Brasil em 2026, impulsionado pela nacionalização da produção. A expectativa é que o volume de emplacamentos passe de 112.814 unidades para cerca de 180 mil veículos, patamar próximo ao registrado pela Toyota em 2025.

Estrutura e capacidade da fábrica de Camaçari

O complexo industrial da BYD em Camaçari ocupa uma área total de 4,6 milhões de metros quadrados e faz parte de um investimento anunciado de R$ 5,5 bilhões. Atualmente, a unidade opera com a montagem dos modelos Dolphin Mini, Song Pro e King, ainda no regime SKD.

A capacidade produtiva inicial é de 150 mil veículos por ano, com possibilidade de expansão para 300 mil unidades em uma segunda fase.

Segundo Baldy, a estrutura está sendo preparada para produzir até oito modelos diferentes nos primeiros 12 meses de operação. Alguns deles ainda não foram apresentados ao mercado, como uma picape intermediária inédita, que deverá competir com Fiat Toro, Ford Maverick e Ram Rampage.

Outro modelo com produção confirmada para 2026 é o Song Plus. O SUV saiu de linha na China, mas será nacionalizado e seguirá sendo comercializado no Brasil com as mesmas especificações da versão atualmente importada.

Compartilhe: