BYD abre megafábrica na Bahia e lança carro híbrido flex

fábrica BYD

A BYD inaugurou oficialmente seu complexo industrial em Camaçari (BA), agora reconhecido como a maior fábrica de veículos elétricos da América Latina e a maior unidade da companhia fora da Ásia. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do fundador e CEO global Wang Chuanfu, e de diversas autoridades nacionais, estaduais e municipais, marcando um novo capítulo para a indústria automotiva brasileira.

A primeira das 26 instalações do complexo já está em operação, ocupando mais de 156 mil m² de área construída dentro de um terreno de 4,6 milhões de m², o equivalente a 645 campos de futebol. A planta foi erguida em apenas 15 meses e já começou a faturar e distribuir veículos para concessionárias em todo o país.

Maior fábrica elétrica do continente

Com capacidade inicial de 150 mil carros por ano, a unidade baiana deve alcançar 300 mil veículos na segunda fase e, segundo o anúncio feito por Wang Chuanfu, até 600 mil unidades anuais após nova expansão. A operação já emprega mais de 1,5 mil colaboradores e deve consolidar o Brasil como um polo global de produção de veículos eletrificados.

“Há dois anos, percebi o potencial do etanol no Brasil. Decidimos trazer nossa tecnologia híbrida plug-in com um motor flex desenvolvido especialmente para este país”, afirmou o fundador da BYD. “O carro que entregamos hoje é a prova de que a BYD não apenas investe no Brasil, mas cocria com ele soluções únicas para o mundo.”

O primeiro carro híbrido plug-in flex do mundo

O evento também marcou o lançamento do BYD Song Pro Edição Especial COP30, o primeiro veículo híbrido plug-in flex fuel do mundo. O modelo simboliza a convergência entre eletrificação e biocombustíveis, com um motor 1.5 flex integrado à tecnologia DM-i (Dual Mode Intelligent), que prioriza a tração elétrica e utiliza o motor a combustão principalmente para gerar energia.

Desenvolvido em parceria entre engenheiros chineses e brasileiros, o sistema foi projetado para funcionar com qualquer proporção de gasolina e etanol, aproveitando o diferencial da matriz energética nacional. “O etanol é um dos maiores trunfos do Brasil na transição energética. Incorporá-lo à nossa arquitetura híbrida é um avanço histórico”, destacou Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

A edição limitada do SUV será composta por 30 unidades, que serão doadas à COP30, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade e a inovação tecnológica.

Marcos globais e liderança no Brasil

O lançamento também coincidiu com outro feito histórico: a produção do veículo de número 14 milhões da BYD no mundo — justamente o Song Pro montado na Bahia. A fabricante, que levou 13 anos para produzir seu primeiro milhão, hoje alcança novos marcos em intervalos cada vez menores: foram apenas oito meses entre os 13 e 14 milhões de veículos.

A vice-presidente global da BYD, Stella Li, ressaltou a importância estratégica da fábrica para o futuro da empresa:

“Esta data ficará gravada na história do país como o dia em que uma companhia teve a coragem de fabricar carros eletrificados no Brasil e no Nordeste. A BYD acredita no potencial brasileiro e seguirá investindo para gerar empregos, qualificar profissionais e impulsionar a economia local.”

Expansão e liderança consolidada

No Brasil desde 2014, a BYD é hoje líder na venda de carros eletrificados, respondendo por 76,36% dos elétricos e 27,42% dos híbridos comercializados no país. Em agosto, a marca alcançou o 4º lugar no ranking geral de vendas do varejo, superando montadoras com décadas de atuação.

A rede de concessionárias da marca ultrapassa 200 lojas e deve chegar a 250 até o fim do ano. Desde sua chegada ao país, a empresa já vendeu mais de 170 mil veículos, resultado de uma estratégia robusta de expansão e nacionalização da produção.

Segundo Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e head de marketing da BYD Brasil, o próximo passo é claro:

“Nosso objetivo é estar entre as três maiores montadoras do país até 2028 e chegar ao topo até 2030. A nova fábrica é o símbolo dessa ambição — o Brasil agora faz parte do coração tecnológico da BYD.”

Com o início das operações em Camaçari, o Brasil passa a abrigar um dos maiores centros de produção de carros elétricos do planeta, combinando tecnologia de ponta, energia limpa e engenharia nacional — e colocando o país em posição de destaque na corrida global pela mobilidade sustentável.

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