Amazon dobra frota elétrica e amplia entregas no Sudeste

Amazon

A Amazon Brasil reforça sua estratégia de logística sustentável ao ampliar de forma significativa o uso de veículos elétricos no país. Em parceria com a brasileira To Do Green, a empresa dobrou sua capacidade de entregas com emissão zero em relação ao ano passado e agora opera 29 estações equipadas com tecnologia Amazon. Com a expansão, mais de 180 cidades em São Paulo e Minas Gerais passam a receber pedidos de forma mais rápida, segura e com menor impacto ambiental.

O avanço faz parte do compromisso assumido pela gigante do varejo por meio do Climate Pledge, que estabelece diretrizes para a descarbonização da operação global. No Brasil, a ampliação da frota elétrica é vista como um dos pilares para reduzir emissões na etapa mais crítica da cadeia logística: o transporte.

Estamos investindo na descarbonização dos nossos negócios utilizando nossa escala e recursos para impulsionar o progresso em nossa cadeia de suprimentos e nos setores em que operamos. Nossa estratégia está alinhada com a ciência climática e incorpora iniciativas de descarbonização e melhorias de eficiência em todos os nossos negócios. Descarbonizar nossa rede de transporte é crucial para atingirmos nossas metas climáticas”, afirmou Ricardo Pagani, diretor de operações da Amazon Brasil. Ele destaca ainda que a parceria ampliada com a To Do Green mostra o potencial de colaboração com empresas brasileiras comprometidas com práticas ambientais mais responsáveis.

A To Do Green, responsável pela operação dos veículos elétricos, também celebra o crescimento acelerado da parceria. “Temos orgulho de crescer junto com a Amazon Brasil, dobrando nossas operações em apenas um ano”, disse Paula Simões, fundadora da empresa. “Nossos veículos elétricos estão transformando a logística no Brasil enquanto contribuem para um ar mais limpo nas comunidades que atendemos.”

A estratégia de transporte sustentável se soma a outras iniciativas ambientais da Amazon no país e no mundo. No Brasil, a companhia mantém foco em eficiência energética, redução de resíduos, conservação de água e otimização de embalagens — práticas que buscam conciliar escala operacional e responsabilidade ambiental.

Globalmente, a Amazon acumula marcos relevantes: pelo quinto ano consecutivo, é a maior compradora corporativa de energia renovável do mundo e já atingiu a meta de compensar 100% de seu consumo elétrico com fontes renováveis, resultado alcançado sete anos antes do previsto em 2030.

Compartilhe: