Amazon amplia rede logística no Brasil e supera 250 centros

Amazon

A Amazon intensificou sua estratégia de crescimento no Brasil e consolidou o país como uma das suas prioridades globais. Em 2025, a empresa adicionou mais de 100 novos centros logísticos à sua rede nacional, uma média de dois por semana, elevando para mais de 250 unidades sua operação em território brasileiro. O movimento amplia a capacidade de armazenamento, acelera os prazos de entrega e fortalece o ecossistema de comércio eletrônico local.

“A Amazon foi construída com base na inovação e na excelência operacional, sempre buscando proporcionar melhores experiências aos clientes, impactando positivamente as pessoas ao longo do dia, além de nossos múltiplos segmentos. Somos também uma empresa que nunca deixou de investir no futuro e de se concentrar no longo prazo. Nosso DNA nos permitiu ser uma empresa de alto crescimento ao longo dos anos, muito atenta às nuances locais e preparada para continuar em ritmo acelerado”, afirma Juliana Sztrajman, presidente da Amazon Brasil.

Em 2024, a Amazon investiu mais de R$ 13,6 bilhões no país e agora avança em um plano que combina expansão física, digitalização e apoio a parceiros. A empresa reduziu as taxas de seus programas de logística e anunciou que o Fulfillment by Amazon (FBA) será gratuito até dezembro. Também foram reduzidos os custos de programas como Delivery By Amazon (DBA) e FBA Onsite, medidas que têm como objetivo otimizar as operações e ampliar o alcance dos vendedores para clientes em todo o Brasil e no exterior.

IA e automação aceleram expansão

O crescimento acelerado da rede logística foi impulsionado pela implantação de inteligência artificial e automação, desenvolvidas por equipes locais. Essa estratégia permitiu à Amazon expandir sua presença de 1 para mais de 250 centros logísticos em seis anos, com redução de 77% no tempo de implementação de cada unidade.

A ampliação também impactou diretamente o portfólio da companhia, que passou de 1 milhão para 180 milhões de produtos disponíveis, um salto de mais de 30 milhões de novos itens apenas em 2025. A inclusão de produtos internacionais a preços competitivos reforça a posição da Amazon como uma das principais plataformas de e-commerce do país.

“O Brasil é uma prioridade estratégica para a Amazon globalmente e, hoje, temos milhares de pessoas e tecnologia trabalhando juntas em todo o país, proporcionando o crescimento da empresa. Os investimentos da Amazon no Brasil são extremamente estratégicos, reforçando nossa visão de longo prazo para o país. Com nossa rede logística e tecnologia distribuídas por todas as regiões, estamos acelerando os prazos de entrega, melhorando a experiência dos nossos clientes”, destaca Juliana.

Rede logística conecta 100 mil vendedores parceiros

Com uma estrutura tecnológica distribuída por todas as regiões, a Amazon apoia atualmente mais de 100 mil vendedores parceiros no Brasil. O marketplace da empresa se tornou uma plataforma de crescimento para empreendedores de diferentes portes, permitindo que negócios locais alcancem novos mercados sem depender de presença física.

Segundo dados da companhia, 78% das vendas do marketplace ocorrem fora do estado de origem do vendedor, o que evidencia o impacto da digitalização e da infraestrutura logística da Amazon na quebra de barreiras regionais e na geração de renda em diversas localidades.

“Além de acelerar entregas para consumidores em 100% dos municípios brasileiros, estamos comprometidos com um crescimento inclusivo que cria oportunidades para milhares de empreendedores e fortalece negócios locais em todo o cenário de e-commerce do Brasil. Hoje, graças a todos os nossos parceiros logísticos e vendedores, combinados com os 36 mil funcionários diretos e indiretos da Amazon, podemos oferecer entregas rápidas para mais de 180 milhões de produtos e uma ampla gama de benefícios aos nossos clientes em todo o país”, completa Juliana.

Compartilhe: