ADATA marca presença na COP30 e destaca iniciativas ESG em suas atividades

A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 aconteceu no Brasil e a ADATA, uma das maiores fabricantes mundiais de SSD e memória DRAM, esteve presente para falar sobre suas iniciativas na luta contra a crise climática.

Segundo o Vice-Presidente de Operações da ADATA Brasil, Nivaldo Gagliardo, “a indústria, bem como toda a sociedade, tem um papel relevante nas iniciativas que promovem a descarbonização e a sustentabilidade, por meio do uso responsável e eficiente de recursos naturais, da criação de produtos com características sustentáveis e de projetos que minimizam e compensam as emissões decorrentes de seus processos logísticos, administrativos e de manufatura”.  

De acordo com o relatório Brasil pelo Meio Ambiente (BPMA), apresentado pela Amcham Brasil, as empresas privadas no país investiram cerca de R$ 48,2 bilhões em iniciativas ambientais em 2025. Atualmente, a ADATA, que já possui duas fábricas no país, investe na gestão e reporte de emissões de gases de efeito estufa, utiliza fontes renováveis de energia no processo de produção e incentiva o progresso sustentável.

“A ADATA busca aderir a iniciativas contra a crise climática e a favor do desenvolvimento sustentável e social do planeta. Estamos no processo de ampliação do portfólio de produtos ‘verdes’ com a adoção de materiais reciclados (PCR), e, na área de Operações, investimos na Geração de Energia Fotovoltaica na planta de Shuzhou, na China, que já propiciou uma redução de 770 toneladas de CO² equivalente”, declara o vice-presidente. 

Na luta contra a emissão de gases poluentes, a ADATA, por meio de colaboração internacional, colocou em atividade o Technical Electric Vehicle Charging System (TEVCS), um sistema de carregamento de veículos elétricos compatível com o Programa Padrão de Carbono Verificado (VCS). O projeto incentiva a construção de estações de carregamento através do desenvolvimento de créditos de carbono para pontos de recarga.

Nessa mesma vertente, a ADATA assinou um Memorando de Entendimento sobre cooperação para o desenvolvimento sustentável com a Atenil SA (empresa de gestão profissional de carbono). A parceria visa a cooperação em soluções naturais de sumidouros de carbono e projetos relacionados a créditos de carbono a fim de promover e explorar conjuntamente soluções de reflorestamento e restauração vegetal.

Além disso, a fabricante também combinou atividades culturais e criativas no projeto “Um Concerto, Uma Floresta”, uma iniciativa ESG para a Cultura com foco no plantio de árvores.

Na fábrica de semicondutores, localizada em Santo Antônio de Posse – SP, a marca está realizando a implantação de um Sistema de Recuperação de Água Industrial com ultrafiltragem e osmose reversa. Esse projeto prevê uma redução de 75% (de 58.000 m³ para 14.500 m³ anuais) no consumo de água para as suas operações industriais.  

A marca está colaborando com as iniciativas ambientais para alcançar metas estabelecidas em outras conferências, como o Protocolo de Kyoto e o Acordo de Paris, que visam, respectivamente, reduzir em 5,2% a emissão de poluentes em países desenvolvidos e manter o aumento da temperatura global abaixo dos 2°C (uma meta coletiva e revisada a cada 5 anos). 

“A ADATA lançou, internamente, o seu modelo de IA para ESG (Ambiental, Social e Governança), projetado para revolucionar todos os aspectos dos processos ESG da empresa. Como, por exemplo, a definição de metas sustentáveis, o planejamento e a execução de iniciativas, acompanhamento do progresso e resolução de problemas, incluindo interações externas com clientes e fornecedores. Dessa forma, queremos ampliar cada vez mais a sustentabilidade em cada processo da empresa”, complementa o executivo.

Ao aplicar a tecnologia de IA à gestão de riscos corporativos, o vice-presidente da ADATA afirma que é possível identificar e avaliar com precisão diversos riscos e oportunidades relacionados ao ESG, o que ajuda a definir metas e estratégias de sustentabilidade de forma ainda mais precisa.

Compartilhe: