O celular se tornou o principal dispositivo de compra online no Brasil. De acordo com o Ecommerce Trends 2026, pesquisa conduzida pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 78% das compras virtuais no país já são realizadas por meio de smartphones. Em seguida aparecem os computadores, com 20%, e os tablets, com apenas 2% da preferência dos consumidores.
O levantamento confirma uma transformação definitiva no comportamento de compra do brasileiro. Cada vez mais digital, o consumidor tem usado o celular não apenas como meio de comunicação e entretenimento, mas também como ferramenta central de consumo e decisão de compra. Mais da metade dos entrevistados afirmou realizar compras à noite ou durante a madrugada, reforçando a tendência de conveniência e disponibilidade 24 horas por dia.
Entre os fatores que impulsionam esse cenário estão a expansão do 5G, a popularização de aplicativos de lojas e marketplaces e o crescimento das vendas sociais em plataformas como Instagram e TikTok Shop. A combinação entre conectividade e novas experiências de compra vem mudando a forma como consumidores e marcas se relacionam no ambiente digital.
“O consumidor busca praticidade e, por isso, o celular à mão se tornou uma ferramenta poderosa de compra. Por outro lado, as empresas têm o desafio de oferecer uma navegação simples e sem fricções. Quanto mais simples for comprar, maiores são as chances de conversão de vendas”, afirma Mahara Scholz, Head de Revenue na Octadesk.
A pesquisa também mostra que 59% dos consumidores pretendem continuar comprando online nos próximos meses, incluindo durante a Black Friday, marcada para 27 de novembro. O dado reforça a maturidade do e-commerce móvel no país, que deixou de ser apenas uma extensão do varejo digital.
“Isso demonstra que o mobile não é mais apenas uma extensão do e-commerce e, sim, que estamos diante de uma mudança de comportamento consolidada, mas ainda em expansão”, complementa Mahara.



