Brasil é o 9º mercado mobile que mais cresce no mundo

mercado mobile

O mercado mobile brasileiro está entre os que mais crescem no mundo, segundo o Mobile App Growth Report: 2025 Edition, divulgado pela Adjust, empresa global de mensuração e analytics. O estudo aponta que, no primeiro semestre de 2025, o Brasil atingiu 30,2 pontos no Growth Score, indicador que mede o ritmo de expansão e engajamento de aplicativos.

O relatório, que avalia mais de 5 mil aplicativos em diversos mercados, estabelece o Growth Score com base em quatro métricas principais: número de instalações, eficiência de custos, sessões por usuário por dia e taxa de retenção. A pontuação varia de 0 a 100 e oferece uma visão comparativa sobre o desempenho e o potencial de crescimento de cada país.

“O desafio para os profissionais de marketing hoje não é a falta de dados, é saber quais são os sinais importantes e que deveriam chamar sua atenção”, explica Tiahn Wetzler, diretora de conteúdo e insights da Adjust. “O Growth Score é uma referência que fornece a clareza necessária para priorizar investimentos, captar oportunidades e sustentar o crescimento em um cenário cada vez mais competitivo.”

América Latina ganha protagonismo global

O estudo reforça o protagonismo da América Latina na expansão do ecossistema mobile. Três países da região aparecem entre os dez primeiros colocados: Argentina (3º, com 34,9 pontos), Colômbia (4º, com 34,5) e Brasil (9º, com 30,2).

“A América Latina é um dos mercados mais importantes do mundo, impulsionado por mais de 413 milhões de usuários de internet móvel, o que representa 64% de penetração digital, de acordo com o Americas Market Intelligence. Apesar do crescimento geral da região, há um potencial inexplorado, principalmente na criação de campanhas personalizadas e regionalizadas”, afirma Fernando Cabral, diretor de Growth para a América Latina da Adjust.

A Índia lidera o ranking global, com 49 pontos, impulsionada pelo tamanho do mercado e pelo alto nível de engajamento dos usuários.

Jogos lideram entre os apps mais populares na região

A América Latina deve movimentar US$ 35,9 bilhões em receita de aplicativos móveis até 2030, impulsionada pela popularização dos smartphones e pela melhora da conectividade. Dentro desse cenário, o segmento de Jogos segue como o mais relevante, com um índice de crescimento de 32,4.

Em seguida, aparecem os apps de Publicações (29), Entretenimento (25,5) e Utilities (21,9). No Brasil, o destaque vai para a vertical de Viagem, que tem mostrado forte aceleração em downloads e engajamento.

“O sucesso dos apps na América Latina se consolida, principalmente, pela expansão da conectividade. Para garantir sustentabilidade, é preciso utilizar estratégias que aproveitem oportunidades de alto valor, como as datas comemorativas, por exemplo”, finaliza Fernando Cabral.

Panorama global de crescimento mobile

No cenário mundial, a região da Ásia-Pacífico (APAC) — que inclui Leste e Sudeste Asiático e Oceania — lidera o crescimento, à frente das demais. Em desempenho intermediário estão MENAT (Oriente Médio, Norte da África e Turquia), com 33,3 pontos, Europa, com 32,4, e LATAM, com 30,5.

A América do Norte registra 27,3 pontos, um resultado mais modesto que reflete sua maturidade econômica e o ritmo de expansão mais lento, em contraste com os mercados emergentes.

Compartilhe: