GWM aposta em velocidade, inovação e foco no cliente para crescer no Brasil

GWM no podcast All Connected

O mais recente episódio do podcast All Connected, do Grupo Eletrolar, recebeu Diego Fernandes, CEO da GWM Brasil, para um bate-papo sobre os avanços da marca no país e a nova fase da indústria automotiva chinesa. Em pouco mais de dois anos de operação, a empresa já soma mais de 40 mil veículos em circulação e avança em ritmo acelerado rumo à consolidação de uma fábrica nacional e um portfólio multienergia.

Fernandes relembrou que a trajetória da GWM no Brasil começou oficialmente em abril de 2023, com os modelos Haval H6 híbrido e Ora 100% elétrico. “Encerramos 2023 com 13 mil veículos e mais que dobramos esse número em 2024, alcançando 29 mil unidades. Hoje, já são mais de 40 mil famílias dirigindo um carro GWM”, destacou.

O executivo afirmou que a empresa entrará em 2026 com capacidade produtiva de 50 mil unidades por ano em sua fábrica de Iracemápolis (SP), onde a Mercedes-Benz operava anteriormente. “A estrutura foi mantida, mas todo o conteúdo da planta é novo: equipamentos, montagem e tecnologia. É uma fábrica desenhada para os padrões da GWM, com alto nível de automação e nacionalização crescente”, explicou.

Além da ampliação industrial, a GWM tem fortalecido sua estratégia multienergia, com modelos híbridos, elétricos, a combustão e até pesquisas com hidrogênio. Fernandes explicou que o foco é atender à demanda do consumidor brasileiro. “O cliente é quem dita o ritmo. Identificamos uma forte procura por picapes a diesel, como a Power P30, e SUVs como o Haval H9. Por isso, ampliamos o portfólio sem deixar de lado a eletrificação, que continua no centro da nossa estratégia.”

Outro diferencial destacado foi o modelo de venda direta ao consumidor, que elimina intermediários e permite que 23% das vendas ocorram fora do horário comercial, via site ou aplicativo. “Temos clientes que compram um carro num domingo à noite pelo app. Nosso objetivo é eliminar atritos e oferecer conveniência total”, afirmou.

O aplicativo da marca, que já reúne mais de 90 mil usuários, funciona como uma rede social com comunidades de fãs e proprietários. “Temos os ‘ravalheiros’, os ‘tanqueiros’ e os ‘oráculos’. Essa interação constante nos ajuda a ouvir o cliente e aprimorar produtos em tempo real”, explicou o CEO.

A GWM também investe pesado em pós-venda e capacitação técnica. Com centro de distribuição de peças em Cajamar (SP) e 99% de índice de atendimento imediato, a empresa figura entre as mais bem avaliadas do setor. “Nosso pós-venda já é reconhecido entre as quatro melhores marcas do país, à frente de marcas tradicionais”, destacou Fernandes.

Com fábrica nacional, produção peça a peça, ampliação da rede de concessionárias e novos lançamentos — como o Tank 300 híbrido plug-in e o SUV de luxo Wey —, a GWM consolida sua presença como um dos principais players da nova indústria automotiva brasileira.

“Temos uma missão clara: crescer rápido, com qualidade, tecnologia e foco genuíno no cliente brasileiro. O futuro da mobilidade está sendo desenhado agora, e o Brasil faz parte dessa transformação”, concluiu Fernandes.

Confira o episódio do podcast All Connected completo:

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