Americanas aposta em IA e dados para reforçar logística na Black Friday

Americanas

Em preparação para a Black Friday, a Americanas intensifica sua estratégia de digitalização da cadeia de suprimentos. A varejista implementou soluções baseadas em inteligência artificial e análise de dados para aumentar a eficiência operacional, reduzir rupturas e aprimorar a disponibilidade de produtos em suas mais de 1.500 lojas físicas e no e-commerce.

Em dois meses de uso da ferramenta desenvolvida pela Relex, a companhia já registrou uma redução de 50% na taxa de ruptura de estoque em produtos prioritários — como itens das categorias de bomboniere, alimentos, limpeza, higiene e beleza. A meta agora é reduzir em 20% o volume total de estoque até o fim da implementação, com ganhos de giro e previsibilidade.

O projeto faz parte do movimento de modernização da Americanas, que tem como foco a transformação da operação e a maior integração entre dados, fornecedores e logística. “A tecnologia aplicada ao abastecimento traz mais inteligência para toda a operação, apoia diretamente a logística, melhora a curva de estoque e garante que o produto adequado esteja disponível para o cliente no momento certo”, afirma Marcelo Arantes, vice-presidente de Supply Chain da Americanas.

Eficiência em toda a cadeia de abastecimento

A varejista adotou uma plataforma de planejamento inteligente da Relex, que utiliza algoritmos avançados para otimizar decisões críticas, como o momento ideal de compra e o volume de reposição. A tecnologia substitui processos manuais e melhora o alinhamento entre as áreas internas e os fornecedores.

Até o fim de 2025, o sistema contemplará parceiros estratégicos responsáveis por 80% das compras da companhia. A meta é integrar até 300 fornecedores ao novo processo até o primeiro semestre de 2026.

Logística mais ágil e sustentável

Além do abastecimento, a Americanas está aplicando inteligência de dados também no transporte. Um novo software de roteirização utiliza variáveis em tempo real — como trânsito, capacidade da frota e janelas de entrega — para definir rotas mais eficientes. A iniciativa reduz custos operacionais, melhora prazos e contribui para uma operação mais sustentável, com menor emissão de CO₂.

O projeto soma-se ao programa Pit Stop, lançado em 2023, que já reduziu em 85% o tempo entre a expedição nos centros de distribuição e a descarga nas lojas. A iniciativa também elevou em 15% a produtividade global dos armazéns da empresa.

“Toda essa inteligência, aliada à nossa excelência operacional, nos deixa ainda mais preparados para a Black Friday. Estamos ampliando o controle sobre a cadeia, acelerando as respostas às demandas e garantindo que os produtos certos cheguem às prateleiras — físicas e digitais — no momento certo”, completa Arantes.

Atualmente, a companhia já automatizou a emissão de pedidos de compra para mais de dez grandes fornecedores, e o sistema da Relex já gerencia 100% da demanda dos centros de distribuição, oferecendo mais governança e previsibilidade sobre o fluxo de estoques.

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