75% dos pequenos empreendedores brasileiros ainda não utilizam IA

IA, GenAI, NRF 2026

A Inteligência Artificial (IA) ainda é pouco explorada pelos micro e pequenos empreendedores brasileiros, apesar de seu potencial para aumentar produtividade e competitividade nos negócios. Uma pesquisa realizada pela fintech SumUp revela que 75% desses empreendedores ainda não utilizam ferramentas de IA, principalmente por falta de conhecimento técnico e percepção de baixa aplicabilidade.

Entre os 25% que já adotam a tecnologia, a principal área de uso é marketing e redes sociais, com 75% aplicando IA nessas frentes. O atendimento ao cliente aparece em segundo lugar, com 43,7% dos respondentes utilizando a tecnologia para melhorar interações com consumidores. Entre os benefícios percebidos por quem já aplica IA, o aumento de produtividade se destaca, citado por 68,7% dos entrevistados, seguido por decisões mais assertivas (18,8%) e melhorias na experiência do cliente (12,5%).

O levantamento também identificou que a maior parte dos empreendedores possui conhecimento limitado sobre IA. Quase metade (48,4%) tem apenas noções básicas sobre o tema, enquanto 25% não possuem nenhum conhecimento, 20,3% se consideram intermediários e apenas 6,3% se classificam como avançados. Entre os que ainda não utilizam a tecnologia, 38,3% apontam a falta de conhecimento sobre como aplicá-la como principal barreira, e 36,2% acreditam não haver necessidade para seus negócios.

Quando questionados sobre a adoção futura de IA, apenas 8,5% afirmaram que pretendem implementar ferramentas nos próximos 12 meses, 53,2% disseram que talvez considerem, e 38,3% descartaram a possibilidade. O levantamento ainda indica que cursos e treinamentos acessíveis, apontados por 27,7% dos entrevistados, e vídeos educativos nas redes sociais, citados por 17%, são as formas de apoio mais eficazes para incentivar o uso da tecnologia.

“Embora a IA seja vista como uma oportunidade, ainda é um território pouco explorado pelos micro e pequenos empreendedores devido à falta de conhecimento sobre o tema. A capacitação será fundamental para que esses negócios possam colher os benefícios trazidos por essa tecnologia, como maior produtividade e competitividade”, afirma Mariana Lazaro, CFO da SumUp para Américas.

O estudo reforça que, mesmo com o crescimento do interesse em ferramentas de IA, a educação e o acesso às soluções continuam sendo os maiores desafios para que pequenos negócios consigam aproveitar todo o potencial da tecnologia.

Compartilhe: