A TERRANOVA, nova plataforma de data centers de hiperescala criada pela Actis, anunciou seu lançamento oficial na América Latina. A missão da TERRANOVA é impulsionar a próxima fase de crescimento digital da região, construindo data centers energeticamente eficientes e focados no cliente, que atendam à crescente demanda por infraestrutura de IA e nuvem no Brasil, México e Chile.
Construindo a próxima geração de capacidade de data center
A TERRANOVA planeja investir US$ 1,5 bilhão nos próximos três anos, desenvolvendo um portfólio de campi modernos no Brasil, México e Chile, com mercados adicionais em avaliação. O primeiro data center construído pela empresa, situado na área de Querétaro, no México, está programado para entrar em operação no primeiro trimestre de 2026, seguido por novos campi em Campinas, Brasil (2027) e Chile (2027–2028).
A empresa já garantiu terrenos e energia em locais estratégicos em toda a região, representando o potencial de implantação de até 1 gigawatt de capacidade de data centers no futuro. Isso proporciona uma base sólida para a expansão de longo prazo, alinhada com a demanda do mercado regional e a prontidão da infraestrutura.
“A América Latina está entrando em um novo ciclo de crescimento da infraestrutura digital, impulsionado pela nuvem, IA e demanda empresarial”, disse José Eduardo Quintella, CEO da TERRANOVA. “Nosso foco é o crescimento disciplinado — construir data centers confiáveis e replicáveis que conquistem a confiança de nossos clientes por meio de entrega, eficiência e desempenho.”
Apoiado por expertise global e liderança em energia limpa
A Actis, investidora em infraestrutura sustentável, traz para a TERRANOVA sua experiência global na construção e operação de plataformas de data centers na Ásia — incluindo China, Coreia do Sul e Malásia. Ela alavancará a colaboração entre plataformas para compartilhar expertise técnica, relacionamentos com clientes e melhores práticas operacionais entre continentes.
“A TERRANOVA se baseia no histórico comprovado da Actis em infraestrutura de energia e digital”, disse Mauricio Giusti da Actis. “Vemos fortes sinergias entre nossas operações de data centers existentes na Ásia e o crescimento da TERRANOVA na América Latina. Essa colaboração nos permite fornecer soluções replicáveis, energeticamente eficientes e sustentáveis para clientes globais e regionais.”
A TERRANOVA terá como objetivo integrar princípios de energia limpa e eficiência em cada campus — garantindo um crescimento de baixo carbono e sustentável em toda a região.
“Com energia assegurada, locais estratégicos e um plano de investimento robusto, a TERRANOVA está posicionada para crescer de forma responsável e consistente”, acrescentou Quintella. “Não estamos apenas adicionando capacidade — estamos moldando a próxima geração de data centers de hiperescala na América Latina.”



