Durante o Brandcast 2025, o YouTube anunciou uma mudança significativa no padrão de consumo de vídeo no Brasil: a TV conectada (CTV ou “connected TV”) desbancou o celular como principal tela de acesso dentro de casa. A constatação vem de dados da Kantar Ibope Media, que apontam salto de participação de 41% para 53% entre adultos (mais de 18 anos) nos últimos três anos. Hoje, mais de 80 milhões de brasileiros assistem ao YouTube pela TV.
De acordo com a Exame, Patricia Muratori, diretora da plataforma na América Latina, afirmou que os youtubers estão se tornando as novas startups de entretenimento e têm em comum o fato de estabelecerem uma conexão autêntica com seus fãs.
“Essa é a chave para entender a influência que o YouTube construiu na cultura nesses 20 anos e que vai continuar construindo nos próximos 20. Prova disso é que, de acordo com uma pesquisa da Talk shoppe, 89% dos espectadores da Geração Z no Brasil concordam que os criadores do YouTube publicam conteúdo em que podem confiar”, frisa ela.
Durante o evento, o YouTube também apresentou novidades em monetização e publicidade integrado à TV:
- Shoppable CTV: formato que permite comprar diretamente pela TV ou transferir para o celular, criando uma jornada integrada entre telas. Previsto para estrear no Brasil até o fim de 2025.
- Shoppable Masthead (em fase de testes): anúncio destacado que exibe produtos no ambiente do vídeo, para gerar conversão imediata.
- Peak Points: recurso de IA que posiciona anúncios nos momentos de pico na atenção do público. Agenda de lançamento: primeiro semestre de 2026.
“Cada vez mais os brasileiros desejam assistir ao conteúdo do YouTube também por meio da TV, levando a personalização para uma experiência coletiva e imersiva˜, comenta Fábio Coelho, presidente do Google Brasil. “O YouTube é o palco dos maiores momentos culturais, seja no esporte, na música ou no entretenimento, com os fãs mais apaixonados e onde as marcas alcançam resultados incomparáveis.”
Incentivo a criadores e ecommerce integrado
Outro pilar importante anunciado no Brandcast 2025 é a expansão das opções de monetização para criadores. A partir de 4 de novembro, o Programa de Afiliados do YouTube Shopping estará disponível aos criadores elegíveis, permitindo marcar produtos nos vídeos e Shorts, inicialmente com parcerias com Mercado Livre e Shopee.
Esse movimento amplia o ecossistema de monetização, inserindo o comércio eletrônico diretamente à experiência dos criadores, e fortalece a transformação de audiência em receita.
Projetos para 2026: conteúdo e parcerias estratégicas
O YouTube também apresentou sua agenda comercial para 2026, centrada em quatro verticais: música, entretenimento, esportes e bem-estar.
Esses projetos serão impulsionados por produções de formato longo e forte presença em TVs conectadas.
Entre os destaques previstos:
- Novelas licenciadas e microdramas nacionais em parceria com produtoras locais
- Propostas no segmento wellness, com conteúdos sobre saúde, comportamento e participação de influenciadores
- Transmissão esportiva: o YouTube transmitirá 38 jogos do Brasileirão, 16 do Paulistão e, pela 1ª vez, todos os 104 jogos da Copa do Mundo FIFA 2026, em colaboração com a CazéTV
- Parcerias publicitárias com grandes marcas como Casas Bahia, Fiat, iFood, Vivo, além de patrocinadores para eventos exclusivos da plataforma



