Whirlpool inaugura Fábrica do Futuro e amplia uso de IA na manufatura

A Whirlpool, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil, inaugurou em sua unidade de Rio Claro (SP), a Fábrica do Futuro, um hub dedicado à digitalização da manufatura e ao avanço do uso de IA, automação e robótica nos processos produtivos.

Com investimento superior a R$ 3 milhões, o novo espaço acelera a adoção de tecnologias avançadas, aumenta a autonomia tecnológica da operação e reforça a estratégia da companhia de formar profissionais para a indústria 4.0 ao proporcionar um ambiente de experimentação com robustez fabril e acelerar o aprimoramento de soluções.

Fábrica do Futuro (Imagem: Adriano Camargo)

O hub permitirá atuação direta de profissionais com as principais competências da Indústria 4.0, incluindo Robótica, IA, Machine Learning, visão computacional, Digital Twin, IoT, realidade aumentada e virtual, além de robôs colaborativos e bancadas dedicadas para experimentação e treinamento técnico.

A iniciativa amplia a capacidade da unidade de criar, testar e escalar tecnologias proprietárias, especialmente nas linhas de lavadoras, fogões, fornos e cooktops.

Transformação Industrial

A Fábrica do Futuro também integra o programa global de transformação industrial da Whirlpool. A companhia avançou de forma consistente na modernização da planta de Rio Claro, alinhando Manufatura, Tecnologia da Informação e iniciativas de cultura organizacional para preparar a unidade para novas tecnologias.

Nesse período, a planta de mais de 180 mil m² ampliou a coleta e a visibilidade de dados, elevou em 20% o nível de automação com mais de 250 automações de baixo custo implementadas e multiplicou por 16 o número de projetos tecnológicos integrados. A implantação do novo hub oferece continuidade a esse avanço ao acelerar a adoção de soluções avançadas, fortalecer a capacitação técnica e ampliar o impacto produtivo na região.
Segundo Gustavo Ambar, Diretor-Geral da Whirlpool no Brasil, “a iniciativa materializa o compromisso da empresa com automação e aumento de produtividade”.

Gustavo Ambar (Imagem: Adriano Camargo)

“Nosso propósito é melhorar a vida em casa, e isso começa pela forma como produzimos: com mais inovação, eficiência, qualidade e mais sustentabilidade. Os resultados obtidos pela Fábrica do Futuro, em Rio Claro, farão com que o hub seja um modelo replicável em outras operações da Whirlpool na América Latina, consolidando o Brasil como polo de excelência industrial, na região e no mundo”, afirma o executivo.

Além de acelerar a digitalização, a Fábrica do Futuro impulsiona a qualificação de talentos. A iniciativa tem potencial para gerar mais de 1.000 novas vagas na área de tecnologia e prevê a capacitação dos colaboradores em tecnologias avançadas, totalizando mais de 3.600 horas de treinamentos práticos e teóricos nos próximos 12 meses.

Alguns números da Whirlpool (Imagem: Adriano Camargo)

Para Vinícius Tokuda, Diretor da planta Whirlpool de Rio Claro e Manaus, a iniciativa reflete o compromisso da companhia em criar um ambiente que coloca as pessoas no primeiro plano, em que engenharia, manufatura, logística, inovação e qualidade se conectam. “Em Rio Claro contamos com mais de 3 mil colaboradores que fizeram desta unidade um símbolo de excelência, inovação e transformação social. Na Whirlpool, a formação de talentos e oportunidades de carreiras são prioridade. Com a Fábrica do Futuro, temos ainda mais recursos para investir nas pessoas”, afirma o executivo.

Localização estratégica e maior empregadora da cidade

Com uma localização estratégica para a malha logística da companhia, a planta de Rio Claro está cercada por instituições de ensino, o que impulsiona a qualificação da mão de obra regional.

Nos últimos anos, a unidade de Rio Claro recebeu R$ 200 milhões em investimentos voltados para Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento e Automação. Com mais de 3.500 colaboradores, sendo 53% mulheres, a companhia é a maior empregadora privada da cidade.

A planta também é responsável por concentrar a produção de lavadoras, fogões e cooktops, bem como aloca o Centro de Tecnologia de Lavanderia e Lava-louças e o Centro de Distribuição de Produtos Acabados.

Compartilhe: