WhatsApp da Lu marca nova fase do varejo digital do Magalu

WhatsApp da Lu

O Magalu acaba de apresentar o “WhatsApp da Lu”, tecnologia própria de AI commerce que permite aos consumidores realizar todo o processo de compra dentro do WhatsApp, desde a recomendação de produtos até o pagamento e o pós-venda. A novidade faz da companhia a primeira grande varejista do mundo a oferecer uma experiência de compra 100% automatizada por inteligência artificial no aplicativo mais popular do Brasil.

Nesta fase inicial, o recurso está disponível para 1 milhão de clientes recorrentes, com histórico de compra mínimo de dez produtos por ano. A expectativa é que, até o fim de 2025, os mais de 30 milhões de consumidores ativos do Magalu possam buscar, escolher, pagar e acompanhar entregas diretamente no aplicativo.

Após uma combinação de muita pesquisa e um intenso ciclo de desenvolvimento ao longo do último ano, conseguimos oferecer uma solução inédita, de ponta a ponta”, afirma André Fatala, vice-presidente de plataformas digitais do Magalu. “Graças ao avanço da inteligência artificial, cada cliente será atendido como se fosse único. A Lu entende suas necessidades, gostos pessoais e preferências de pagamento para oferecer o produto mais adequado, de forma rápida e intuitiva.”

A versão AI commerce da Lu tem acesso a todo o catálogo do Magalu — com 37 milhões de anúncios entre produtos próprios (1P) e de 300 mil sellers do marketplace (3P). A interação pode ser feita por texto, voz ou envio de imagens, simulando uma conversa humana no WhatsApp. O pagamento, por Pix ou cartão de crédito, ocorre dentro da própria conversa, eliminando redirecionamentos para sites externos e reduzindo a fricção da jornada de compra.

Desde o início, queríamos criar uma vendedora excepcional, que conhece profundamente cada cliente e produto, e faz a ligação perfeita entre eles com o calor humano que caracteriza a nossa cultura”, explica Caio Gomes, diretor de dados e inteligência artificial do Magalu.

Parceria com Meta e Google

O projeto foi desenvolvido pelo Luizalabs, laboratório de tecnologia da companhia, em parceria com Meta e Google. Toda a operação segue as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com protocolos rígidos de segurança e privacidade.

Segundo Conrado Leister, vice-presidente e diretor-geral da Meta no Brasil, “o lançamento do WhatsApp da Lu representa um avanço significativo na aplicação de inteligência artificial ao varejo digital brasileiro. A parceria entre Magalu e Meta demonstra como a colaboração tecnológica pode transformar a jornada de compra e aproximar ainda mais empresas e consumidores”.

O WhatsApp da Lu, lançado originalmente em 2018, já era usado por 15 milhões de clientes para acompanhar pedidos feitos em outros canais da empresa. Agora, a ferramenta passa a ser uma plataforma de atendimento e vendas automatizada por IA.

Compra conversacional e múltiplos agentes de IA

Para usar o novo sistema, o cliente precisa receber um convite direto da conta da Lu no WhatsApp e confirmar a identidade com e-mail ou CPF. A partir daí, a assistente está pronta para ajudar em qualquer etapa da compra.

Nas interações por voz, a Lu reconhece gírias, regionalismos e pausas naturais da fala, ajustando as respostas conforme o contexto. Ela também pode conversar sobre temas cotidianos, mas redireciona o diálogo para o objetivo principal: a venda. Em situações de conteúdo ofensivo, assédio ou violência, o sistema encerra automaticamente a conversa.

O WhatsApp da Lu foi construído com base em uma arquitetura de multiagentes de IA, que integra diversos modelos de linguagem de grande porte (LLMs). O projeto combina modelos proprietários do Google e open source, hospedados na Magalu Cloud, garantindo baixa latência, raciocínio avançado e processamento multimodal — o que permite que o cliente se comunique por texto, voz ou imagem.

Magalu e o novo ciclo estratégico

A iniciativa faz parte do novo ciclo estratégico do Magalu, que aposta no uso de IA como pilar central da relação com clientes e parceiros. Desde 2011 listada no Novo Mercado da B3, a varejista opera quase 1.250 lojas físicas em 20 estados, além de marcas digitais como Netshoes, Zattini, Época Cosméticos, Estante Virtual e KaBuM!, e a plataforma de delivery aiqfome. Seu aplicativo reúne mais de 50 milhões de usuários ativos mensais.

Compartilhe: