Shopee e governo se unem para apoiar pequenos negócios

Shopee

O Ministério do Empreendedorismo (MEMP) e a Shopee firmaram um protocolo de intenções para fortalecer e digitalizar o empreendedorismo brasileiro. O acordo marca uma nova etapa na integração entre o setor público e o ecossistema digital privado, com foco em ampliar o acesso de micro e pequenas empresas ao comércio eletrônico e fomentar a geração de renda, inovação e competitividade no país.

A assinatura ocorreu nesta terça-feira (4) no Centro de Distribuição da Shopee em São Bernardo do Campo (SP) — um dos maiores da empresa no Brasil, com capacidade para processar até 3,8 milhões de pacotes por dia.

Digitalizar os pequenos negócios é abrir novas portas para o desenvolvimento regional, para o emprego e para o futuro da economia brasileira. Parcerias como essa aproximam o governo de quem empreende e transformam tecnologia em oportunidade”, destacou o ministro Márcio França.

Foco na digitalização e no desenvolvimento regional

Por meio da parceria, MEMP e Shopee vão atuar em conjunto no desenvolvimento de polos econômicos regionais, promovendo projetos de capacitação, inclusão produtiva e apoio à indústria local. A iniciativa busca conectar empreendedores de todas as regiões do país ao ambiente digital e estimular o uso de ferramentas tecnológicas para ampliar vendas e fortalecer marcas locais.

O acordo também prevê maior divulgação de programas governamentais do Ministério, como o Acredita e o MEI Conta com a Gente, entre os empreendedores da plataforma, ampliando o alcance das políticas públicas de incentivo ao microempreendedorismo.

Shopee como aliada do pequeno negócio

A parceria reforça o compromisso do MEMP com o crescimento sustentável e inclusivo dos pequenos negócios e da Shopee com o fortalecimento do ecossistema empreendedor brasileiro.

“O compromisso da Shopee é com o ecossistema local. A parceria com o MEMP reforça a força do empreendedor brasileiro. Juntos, vamos acelerar a digitalização de pequenas e médias empresas e democratizar o acesso ao mercado, fazendo com que mais pessoas prosperem na economia digital”, afirmou Luciana Hachmann, Head de Relações Governamentais da Shopee.

Atualmente, o marketplace oferece oportunidades de renda para mais de 8 milhões de brasileiros, entre vendedores, afiliados, motoristas parceiros e Agências Shopee. Os lojistas nacionais representam mais de 90% das vendas na plataforma, e mais de 650 mil empreendedores já foram capacitados por meio de iniciativas educacionais da empresa.

Entre esses empreendedores, 30% venderam online pela primeira vez por meio da Shopee, e mais de 50% têm hoje na plataforma sua principal fonte de faturamento.

Compartilhe: