A tradicional marca japonesa Sharp, conhecida por seus televisores e videocassetes que marcaram época no Brasil, anunciou sua entrada no mercado automotivo. Segundo a Inside EVs, a empresa pretende revelar um conceito de minivan elétrica durante o Tokyo Auto Salon 2025, apostando em um veículo acessível, confortável e com proposta de “sala de estar sobre rodas”.
A produção comercial está prevista para 2027 e contará com o apoio da Foxconn, controladora da Sharp desde 2016. A movimentação reforça o avanço de empresas de tecnologia sobre o setor automotivo, impulsionado pela transição para veículos elétricos e definidos por software.
Segundo informações do jornal japonês Nikkei, o modelo será uma minivan elétrica minimalista, voltada para famílias e com foco em baixo custo e versatilidade. O projeto deve incluir portas deslizantes, projetor interno e uma tela retrátil, permitindo transformar o interior em um mini cinema móvel, um recurso pensado especialmente para agradar o público chinês, que deve ser o mercado inicial do veículo.
Essa não é a primeira incursão da Sharp em conceitos automotivos. Em 2024, a empresa apresentou o estudo LDK+, uma van com foco em conforto e modularidade. No entanto, o novo modelo será mais leve e com design distinto, mantendo a filosofia de oferecer uma experiência interna semelhante à de uma sala multimídia sobre rodas.
Parceria com a Foxconn e ambições no mercado de EVs
Desde que adquiriu 66% da Sharp em 2016 por US$ 3,5 bilhões, a Foxconn, gigante taiwanesa conhecida por fabricar o iPhone, tenta expandir sua atuação para além da eletrônica de consumo. A aposta no setor automotivo tem sido um dos pilares dessa estratégia.
A Foxconn já apresentou conceitos próprios de veículos elétricos, como o Model D EV, desenvolvido pela divisão Foxtron. O modelo, descrito como um Lifestyle Multipurpose Utility Vehicle (LMUV), traz interior premium, quatro telas individuais e autonomia de até 660 km (WLTP) com bateria LFP de 100 kWh.
A nova minivan da Sharp pode aproveitar parte dessa base tecnológica, especialmente a plataforma de 800 volts desenvolvida pela Foxconn. Ainda não está claro se o design seguirá o estilo do Model D, assinado pela Pininfarina, ou se ganhará identidade própria.
Com o anúncio, a Sharp se junta a um grupo crescente de empresas de tecnologia que migram para o setor automotivo, buscando novas fontes de receita em um mercado cada vez mais digitalizado. A iniciativa também representa uma tentativa da marca japonesa de retomar relevância global após anos de dificuldades financeiras.
A revelação oficial da minivan elétrica acontece durante o Tokyo Auto Salon 2025, que começa nesta semana e deve trazer outras novidades importantes para o segmento de veículos elétricos e mobilidade inteligente.



