Durante a CES, a Qualcomm reforçou sua estratégia para o mercado automotivo ao apresentar avanços em soluções baseadas em inteligência artificial voltadas à direção assistida e automatizada. As iniciativas envolvem tanto o uso de mapas inteligentes para ampliar a percepção dos veículos quanto uma colaboração tecnológica com a ZF para o desenvolvimento de plataformas ADAS escaláveis e definidas por software.
Mapas com IA ampliam percepção na direção assistida
Na ocasião, a Qualcomm apresentou uma nova camada de inteligência voltada à evolução dos sistemas de direção assistida: mapas alimentados por inteligência artificial, desenvolvidos em parceria com a HERE Technologies. A proposta é complementar sensores e câmeras dos veículos com uma leitura antecipada da estrada, tornando a condução mais segura e fluida.
A empresa demonstrou como os mapas com IA da HERE funcionam integrados ao Snapdragon Ride Pilot, plataforma de direção assistida de Nível 2+ da Qualcomm. Segundo as empresas, o objetivo é melhorar a experiência em cenários de controle compartilhado, em que motorista humano e sistema automatizado atuam juntos.
Os mapas criam o que a HERE chama de “e-horizon”, uma visão preditiva do trajeto além do campo de visão do veículo. Isso permite antecipar curvas, mudanças de inclinação e condições da via antes mesmo de elas serem captadas pelos sensores do carro. Outro diferencial é o mapeamento detalhado da estrada faixa a faixa, que ajuda o sistema a planejar trocas de pista mais suaves e decisões de condução mais precisas.
Os mapas com IA da HERE fazem parte do Snapdragon Digital Chassis, pacote que reúne soluções de infotainment, conectividade veicular, displays, recursos de segurança e sistemas avançados de assistência ao motorista. A integração com a HERE é uma entre várias possíveis dentro do ecossistema da Qualcomm.
Avanço em plataforma ADAS escalável
Paralelamente, a Qualcomm Technologies anunciou uma colaboração com a ZF para o fornecimento de uma solução ADAS de ponta e escalável, combinando computação avançada de IA e recursos de percepção. Impulsionada pelos sistemas em chip Snapdragon Ride, a solução tem como base o supercomputador automotivo ZF ProAI, que integra o Snapdragon Ride Pilot e tecnologias de visão computacional.
A arquitetura permite que o ProAI atue como controlador de domínio, zona ou central, oferecendo suporte a visão computacional aprimorada, fusão de sensores e lógica de controle para tomada de decisões. A proposta é atender diferentes níveis de automação, desde funções regulatórias até sistemas de Nível 3, com uma plataforma aberta à integração de software de terceiros.
A família ZF ProAI é projetada para múltiplas plataformas veiculares e arquiteturas de IA de ponta a ponta, com configurações que ultrapassam 1.500 TOPS de capacidade computacional. Já o conjunto de funções ADAS da ZF abrange cerca de 25 recursos voltados à segurança, conforto e estacionamento, incluindo navegação sem as mãos no volante, disponíveis de forma modular e escalável, inclusive como software independente.
O Snapdragon Ride Pilot utiliza percepção baseada em câmeras para detecção de objetos, reconhecimento de faixas e placas, assistência ao estacionamento, monitoramento do motorista e mapeamento em tempo real. As configurações variam de sistemas com câmera única a múltiplas câmeras, com integração de radar para reduzir latência e ampliar a segurança em cenários complexos. O sistema já está implementado em mais de 60 países.
A plataforma de integração aberta da Qualcomm Technologies foi projetada para suportar alocação dinâmica de recursos computacionais e interoperabilidade entre ECUs veiculares, além de permitir atualizações de software over-the-air. O conjunto é complementado por uma ampla cadeia de ferramentas de desenvolvimento, voltada à aceleração de testes, validação e customização de funções ADAS e de infoentretenimento.
“Estamos satisfeitos em aprofundar nossa longa colaboração com a ZF no avanço da inovação em ADAS. Ao combinarmos nossas forças em computação automotiva de alto desempenho, percepção e visão computacional, estamos permitindo que as montadoras ofereçam sistemas de assistência ao motorista mais inteligentes, seguros e econômicos em toda a sua linha de veículos”, disse Anshuman Saxena, vice-presidente e gerente geral de ADAS e Robótica da Qualcomm Technologies, Inc.



