A Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações – ABR Telecom – divulga os números atualizados de portabilidade numérica no Brasil, que ultrapassou a marca de 100 milhões de números telefônicos portados. Do total de 102,687 milhões, 77.127 milhões se referem a trocas de telefones móveis e 25,56 milhões, de telefones fixos.
Lideram as portabilidades os estados de São Paulo com 32,36 milhões de trocas desde a criação do recurso, seguido do Rio de Janeiro com 13 milhões e Minas Gerais, com 10,83 milhões.
A ABR Telecom implementou o serviço em 2008 e é responsável pela divulgação dos dados. A portabilidade permite a troca de operadora mantendo o número, desde que seja dentro do mesmo tipo de serviço (móvel para móvel ou fixo para fixo) e no mesmo DDD.
Para fazer a portabilidade numérica, o usuário de serviço telefônico deve procurar a operadora para onde ele quer migrar e fazer a solicitação. O processo leva até três dias úteis e, desde 2023, inclui uma confirmação por SMS para aumentar a segurança. Para desistir da portabilidade numérica, o usuário tem dois dias úteis, após sua solicitação de transferência, para suspender o processo de migração.
Últimos meses analisados
Entre julho e outubro deste ano, foram realizadas 6,1 milhões de portabilidades. Deste total, 4,4 milhões ocorreram na telefonia móvel. Já a telefonia fixa registrou 1,7 milhão de portabilidades, demonstrando que, mesmo em um mercado mais estável, os consumidores seguem exercendo seu direito de escolha e movimentando o setor.
São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais seguem liderando na portabilidade também no período analisado.



