O Mercado Livre anunciou nesta segunda-feira, em coletiva de imprensa, que oferecerá R$ 100 milhões em cupons de desconto, válido de hoje até 1º de dezembro. O período inclui eventos promocionais, como a data dobrada 11/11, a Black Friday e a Cyber Monday.
O valor supera os R$ 40 milhões oferecidos pela empresa no ano passado e chega em um momento de concorrência acirrada, em resposta à Shopee – que, na semana passada, anunciou um investimento de R$ 36 milhões em cupons de desconto para as datas promocionais de novembro.
Segundo a plataforma, cupons são um “fator decisivo ou muito importante” para 76% dos compradores. O dado faz parte da pesquisa “Panorama de Consumo”, realizada com mais de 42 mil respondentes entre 14 a 20 de outubro.
O levantamento revelou que 47% das pessoas planejam aproveitar descontos e antecipar compras de Natal e fim de ano, e que o consumidor está confiante: 28% planejam gastar entre RS 1.000 e R$ 2.000 na Black Friday. O cartão de crédito lidera entre os meios de pagamento, com 41%, e o Pix ganha espaço, com 29%, um aumento de 10 pontos percentuais em relação a 2024.
Segundo a pesquisa, as categorias mais desejadas são: Eletrodomésticos, com 44%: Eletrônicos, com 35%; Casa, Móveis & Decoração, com 33%. As categorias Moda e Beleza & Cuidado Pessoal foram destaque, com crescimento de 4 e 6 pontos percentuais, respectivamente, entrando no top 5 da plataforma de e-commerce.
Na semana passada, Mercado Livre e Grupo Casas Bahia firmaram uma parceria estratégica de longo prazo. A partir de novembro, produtos das categorias principais da Casas Bahia, eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, passarão a ser vendidos diretamente na plataforma do Mercado Livre.



