No Brasil, mais de 27 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados por ano, enquanto 28,5 milhões de pessoas vivem em insegurança alimentar, segundo a ONU. Para enfrentar esse contraste, o GPA intensificou parcerias com startups que atuam na redistribuição e reaproveitamento de produtos ainda próprios para consumo.
Desde 2018, segundo o Portal Empreendedor, a rede colabora com a Connecting Food, que utiliza inteligência de dados para direcionar alimentos a organizações sociais. O programa já evitou o descarte de 11,2 mil toneladas, o que representa cerca de 21 milhões de refeições destinadas a mais de 400 instituições.
Outra frente é a Food To Save, app que conecta consumidores a excedentes em formato de “sacolas surpresa” vendidas com desconto. Em pouco mais de um ano de parceria, foram 268 toneladas de alimentos salvos em lojas Pão de Açúcar, Extra Mercado e formatos de proximidade do grupo.
“Cada sacola representa uma escolha consciente e uma oportunidade de evitar o desperdício. O varejo tem papel central nessa transformação”, afirma Lucas Infante, CEO da Food To Save.
Para além do impacto social, a iniciativa também gera resultados ambientais ao reduzir emissões de carbono associadas ao descarte em aterros.
Segundo Renata Amaral, gerente de Sustentabilidade do GPA, a estratégia conecta duas dimensões complementares: “De um lado, levamos alimentos em condições perfeitas para consumo a organizações sociais; de outro, oferecemos aos clientes alternativas acessíveis, reforçando nosso compromisso com a transformação social e com o respeito ao alimento”.
As iniciativas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e reforçam o movimento do setor privado de assumir papel ativo na construção de sistemas alimentares mais sustentáveis.