O varejo on-line se prepara para a Black Friday e o Natal com a abertura de milhares de vagas temporárias. De acordo com o jornal A Tarde, as plataformas reforçam a operação logística para atender ao pico de entregas, que cresce significativamente no último trimestre do ano.
Somente na Black Friday, marcada para o dia 28, o comércio eletrônico brasileiro deve movimentar R$ 13,34 bilhões, alta de 14,7% em relação a 2024, segundo a Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (Abiacom).
De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), cerca de 267 mil vagas devem ser criadas no período, especialmente em funções ligadas à logística de e-commerce.
A Amazon prevê contratar 13 mil temporários para a Black Friday e o Natal — o dobro do número registrado no ano passado. A expansão acompanha o crescimento da malha logística da empresa no país, que chegou a 250 centros de distribuição, cem deles inaugurados apenas em 2025.
A maior parte das oportunidades, cerca de 8,7 mil, está concentrada em Rio de Janeiro e São Paulo. As funções incluem controle de estoque, conferência e separação de mercadorias, emissão de notas fiscais e manutenção de equipamentos — sem exigência de experiência prévia.
A Shopee também reforça sua estrutura e prevê dez mil contratações temporárias e permanentes para atuar em 14 centros de distribuição e 200 hubs logísticos durante as grandes datas do varejo: 11/11, Black Friday e Natal.
“Nossa capacidade de processamento mais do que dobrou em comparação a novembro de 2024, impulsionada pela abertura de novos centros de distribuição. Também ampliamos a entrega rápida — no mesmo dia e até o dia seguinte — para mais de 75 cidades”, afirma Felipe Piringer, diretor de Marketing da Shopee.



