A BYD realizou o primeiro BYD Brazil Business Matching Day, evento voltado para estreitar o relacionamento com fornecedores locais e consolidar um ecossistema sustentável na cadeia de suprimentos da montadora no Brasil. A iniciativa tem como objetivo ampliar parcerias estratégicas diante da crescente demanda da greentech e apoiar as operações da recém-inaugurada fábrica em Camaçari (BA), o maior complexo de veículos elétricos da América Latina.
O encontro aconteceu no SENAI CIMATEC, em Salvador, e reuniu representantes do Governo da Bahia, Prefeitura de Camaçari, Federação das Indústrias do Estado da Bahia, SENAI, Abipeças e Sindipeças, além de executivos da BYD, como Robert Wang, diretor de Compras, e Pablo Toledo, diretor de Comunicação e Branding da BYD Auto do Brasil.
“Estamos diante da oportunidade de construir um mundo mais justo e verde, equilibrando desenvolvimento e sustentabilidade para as gerações futuras”, afirmou Wang. O evento contou com diretores de mais de 100 empresas brasileiras interessadas em fornecer componentes essenciais à produção da BYD, abrangendo chassi, carroceria, peças eletrônicas, motores, assentos, sistemas de aquecimento, baterias e serviços de logística.
Segundo Toledo, “a cada dez carros elétricos vendidos, oito são da BYD. Com a meta de produção de 600 mil veículos por ano, precisamos fortalecer nossa rede de fornecedores. O objetivo é que a fábrica em Camaçari tenha 100% de produção nacional, combinando tecnologia chinesa e expertise local”.
Maior fábrica da BYD fora da China
A unidade de Camaçari possui capacidade para produzir 150 mil veículos por ano na primeira fase e já emprega mais de 1,5 mil trabalhadores. Com área de 4,6 milhões de m², equivalente a 645 campos de futebol, trata-se da maior instalação de veículos elétricos da América Latina e a mais moderna fora da China. A fábrica foi construída em 15 meses, tempo recorde, e conta com maquinário de última geração, totalmente conectado, consolidando a região como um polo de tecnologia automotiva.
Para Ângelo Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, a parceria com a BYD demonstra como sustentabilidade e tecnologia podem caminhar juntas, fortalecendo a economia local e o desenvolvimento industrial.
Presente no Brasil desde 2014, a empresa já ocupa posição de destaque no ranking de vendas, superando marcas tradicionais e expandindo sua rede de concessionárias, que ultrapassa 190 lojas, com meta de chegar a 250 nos próximos meses, presentes em todos os estados, capitais e principais cidades do país.
O BYD Brazil Business Matching Day reforça a estratégia da montadora de integrar fornecedores locais, impulsionar a produção nacional e consolidar a transição energética no setor automotivo brasileiro, consolidando a marca como referência em veículos elétricos e tecnologia automotiva sustentável.



