A Amazon, a DHL Supply Chain e a Scania, com apoio da Laneshift, iniciaram em outubro um teste inédito no Brasil: o uso de um caminhão extrapesado 100% elétrico em rota de longa distância. O modelo Scania 30G 4×2 está operando no percurso entre Cajamar e Taubaté (SP), principal corredor de frete da Amazon no país.
O veículo é recarregado no armazém da Amazon, no Sort Center CGH7, e segue para a base do parceiro transportador To Do Green. A rota foi anunciada oficialmente como parte do lançamento da Aliança Laneshift e-Dutra, durante a COP30, em Belém. A iniciativa prevê a operação de caminhões elétricos ao longo da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), conectando São Paulo ao Rio de Janeiro.
Saori Yano, Chefe de Sustentabilidade para Operações da Amazon no Brasil, afirma que o teste, que dura seis meses, terá todo o percurso monitorado por telemetria. “Queremos demonstrar que a eletrificação não está restrita à logística urbana: ela é uma solução viável para cargas pesadas e longas distâncias. Este é um passo decisivo para avançar em nosso objetivo global de descarbonização”, diz.
Cristina Argudo, Diretora Regional Adjunta da C40 na América Latina, destaca que o transporte rodoviário responde por 65% da carga e 11% das emissões no país. “Este teste não é apenas sobre um caminhão, é sobre provar a tecnologia em condições reais, inspirar investimentos em infraestrutura e mostrar que é possível descarbonizar o transporte.”
A DHL Supply Chain gerencia as cargas transportadas pelo veículo. Segundo João Meneghetti, Diretor de Sustentabilidade para a América Latina, percursos longos são o maior desafio da eletrificação. “Ao colocar este caminhão na estrada, estamos redefinindo o futuro da logística no Brasil e iniciando a implementação do corredor verde de transporte.”
Este é o primeiro cavalo mecânico 100% elétrico da Scania no Brasil, destinado a transportadores com metas de descarbonização. O caminhão oferece 250 km de autonomia, 300 kW de potência (410 hp) e capacidade técnica de 66 toneladas de PBTC.
Alex Nucci, Diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, reforça que a eletrificação é a evolução natural da transição energética. “Parcerias com Amazon e DHL geram aprendizados e apontam caminhos concretos para o futuro. A eletrificação representa um transporte livre de CO², e essa é a direção para onde avançamos.”
Corredores rodoviários descarbonizados
O projeto-piloto integra o desenvolvimento do corredor Laneshift E-Dutra, que busca implementar o primeiro eixo de transporte de cargas 100% elétrico do Brasil, com hubs de recarga ao longo da Rodovia Presidente Dutra.
Em setembro, uma viagem-piloto com um Volkswagen e-Delivery de 11 toneladas percorreu cerca de 800 km entre Resende (RJ) e Sorocaba (SP), com paradas em pontos estratégicos de recarga. O teste confirmou a viabilidade da operação em longas distâncias e gerou dados sobre autonomia, tempo de recarga e infraestrutura.
O corredor já prevê estações de recarga rápida em pontos-chave, como as paradas Graal e PIT São José dos Campos, com carregadores de 120 kW.



