IA avança na logística e chega às médias empresas

IA, GenAI, NRF 2026

A Inteligência Artificial na logística está deixando de ser um recurso restrito às grandes corporações e começa a ganhar espaço também entre empresas de médio porte. Segundo o estudo State of Logistics 2025, da SimpliRoute, 40% das grandes já têm processos estruturados de devolução de produtos, enquanto entre as médias o índice chega a 34% — uma diferença de apenas 6 pontos percentuais.

Para Sérgio Simões, diretor de Growth da SimpliRoute no Brasil, soluções de IA se tornaram mais acessíveis e passaram a ajudar empresas médias a reduzir custos, otimizar rotas e melhorar a experiência do cliente, incluindo a logística reversa.

O desafio das devoluções cresceu com o avanço do e-commerce. As vendas online de médias empresas aumentaram 1200% nos últimos cinco anos, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). Já as taxas de devolução podem chegar a 30%, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

A SimpliRoute destaca que agentes autônomos baseados em IA já permitem tomadas de decisão automáticas e em tempo real em todas as etapas logísticas. “Nosso objetivo é democratizar o acesso à tecnologia e tornar a IA um aliado cotidiano das empresas, não um privilégio das gigantes”, afirma Simões.

Compartilhe: