Durante a COP30, em Belém, o iFood anunciou a ampliação do iFood Pedal, iniciativa que se consolida como o maior programa de descarbonização de delivery com bicicletas elétricas da América Latina. O plano prevê investimento de até R$300 milhões e uma parceria expandida com a Tembici.
O novo contrato entre as empresas prevê a possibilidade de incorporar até 45 mil e-bikes à frota do programa, sendo 20 mil até 2027. Nos próximos meses, o total de bicicletas elétricas em operação deve ultrapassar 25 mil unidades, reforçando o compromisso da plataforma com a mobilidade sustentável e com a redução de emissões no setor de entregas.
Segundo o iFood, a expansão das bicicletas elétricas permitirá uma redução anual estimada de 7,5 mil toneladas de CO₂, volume equivalente à absorção de carbono realizada por cerca de 300 mil árvores em um ano.
“Fazer esse anúncio durante a COP30 reforça o compromisso do iFood com um crescimento sustentável e com a liderança na transição energética no Brasil. Mostramos que é possível conciliar propósito, tecnologia e impacto positivo em escala. Como empresa brasileira, seguimos impulsionando a economia e fortalecendo comunidades — porque crescer juntos é o que move o iFood”, afirma Luana Ozemela, CSO e vice-presidente de Impacto e Sustentabilidade do iFood.
Para Tomás Martins, CEO e cofundador da Tembici, o avanço do projeto é um marco na escalabilidade da micromobilidade sustentável. “Estamos muito felizes em anunciar a expansão de um projeto que une geração de renda sustentável e uma operação de zero emissões de carbono, que já evitou potencialmente mais de 13 mil toneladas de CO₂. Desde 2020, essa parceria vem evoluindo com aprendizados valiosos e agora dá um passo histórico, tornando-se o maior projeto de descarbonização por meio de bicicletas elétricas da América Latina e uma oportunidade real de trabalho e estabilidade para os cicloentregadores em um modelo realmente escalável e transformador para as cidades”, comenta o executivo.



