Connect with us

Sustentabilidade

Juma Amazon Lodge adota microrrede sustentável com tecnologia Huawei

Published

on

O Juma Amazon Lodge, localizado a 100 km de Manaus, inaugurou uma operação energética 100% limpa e autônoma. O projeto foi viabilizado pela Huawei Digital Power, que forneceu sistemas de armazenamento e inversores, em parceria com a AF Soluções (AFS), a integradora HDT e a Valley.

Apresentado durante a InterSolar 2025, o case destacou-se como exemplo de inovação para superar um dos maiores desafios do Brasil: levar energia confiável a regiões fora da rede elétrica.

O novo sistema inclui 333 painéis solares com capacidade de 185 kWp e duas baterias LUNA2000-215-2S10 da Huawei, que garantem fornecimento ininterrupto de energia. Operando de forma off-grid, o gerador a diesel foi reduzido a um papel emergencial. O resultado é a eliminação do ruído, menor emissão de CO₂, economia logística e maior conforto para hóspedes e funcionários.

Mais do que atender ao hotel, a solução abre caminho para a expansão das microrredes em comunidades ribeirinhas, fazendas e empreendimentos isolados no país.

“O Brasil é um país continental, atender cada confim do nosso país com energia renovável, é complexo. Hoje a HDT, juntamente com a Huawei, atende não só o off-grid como é o caso do Hotel Juma, mas o setor agro com suas fazendas e quaisquer setores da economia, seja como venda, seja como serviço”, afirma Leonardo Cyrino, CEO da HDT.

“O projeto Juma Lodge é a materialização da nossa filosofia: desenvolver tecnologia que resolve problemas reais. Ele prova que é possível levar energia limpa e confiável a qualquer lugar, com respeito ao meio ambiente”, completa Renato Mondino, Gerente de Canais da Huawei Digital Power.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Soluções para Varejo

Mais da metade dos brasileiros pagaria mais caro por produtos sustentáveis, diz pesquisa

Published

on

52% dos brasileiros pagariam a mais por um produto caso entendessem que a empresa tomou medidas para reduzir o impacto ambiental, aponta o Relatório do Varejo 2025 da Adyen, provedora de tecnologia de pagamentos. Segundo a pesquisa, 21% dos entrevistados gostariam que os varejistas fossem mais transparentes com compromissos climáticos.

A pesquisa da Adyen, realizada com mais de 2 mil consumidores e 500 empresas no Brasil, também mapeou a relevância da responsabilidade social para os entrevistados. Segundo o levantamento, 19% dos consumidores realizam doações mensais a causas sociais, maior do que a média global, de 15%. Dentre os que doam mensalmente, as gerações mais engajadas são Baby Boomer (26%) e Millenials (20%). Por outro lado, a porcentagem dos brasileiros que nunca realizaram doações é 20%.

Ao levantar os tipos de doação nos últimos doze meses, a pesquisa mapeou que 37% dos entrevistados optaram por apoiar financeiramente as iniciativas de amigos e familiares. Já 28% preferem arredondar o valor de pagamento durante a finalização de uma compra, contribuindo para que esse adicional seja repassado a diferentes causas.

Continue Reading

Mercado

Logística reversa cresce no Brasil, mas segue tímida

Published

on

Uma lixeira com diversos teclados de computador.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima divulgou em 9 de setembro, as listas oficiais de empresas aderentes às duas entidades gestoras de logística reversa de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e seus componentes. Segundo o levantamento, as duas entidades reúnem 136 empresas associadas.

A relação contempla o relatório de 2023 (ano-base da operação), apresentado em 2024, e inclui empresas adimplentes aos termos do Decreto nº 10.240, de 12 de fevereiro de 2020. O decreto estabelece normas para a implementação de sistema de logística reversa obrigatória de produtos desse tipo.

Mesmo com o resultado positivo, as duas entidades gestoras ressaltam que o Brasil conta com cerca de 4 mil fabricantes e importadores de eletrônicos e eletrodomésticos. Na visão da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) e da Gestora para Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos Nacional (Green Eletron), “há espaço significativo para ampliar a adesão”.

“As empresas estão cada vez mais conscientes de seu papel na sustentabilidade e na economia circular”, comentou Robson Esteves, diretor-presidente da Abree. Na visão dele, a adesão deve continuar crescendo para “ampliar os benefícios ambientais e sociais e consolidar um mercado mais consciente e responsável”.

Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron, cita uma pesquisa realizada pela entidade em 2025 que reforça os benefícios da gestão adequada de recursos. “Constatamos que 85% dos brasileiros reconhecem e valorizam marcas que adotam iniciativas de logística reversa. Esse dado comprova que o mercado tem muito a ganhar ao transformar responsabilidade socioambiental em regra, e não exceção”, considerou.

 

 

Continue Reading

Destaques

Copyright © 2017 Zox News Theme