Xiaomi lança série Xiaomi 17 com chip Snapdragon 8 Elite de 5ª geração e mira nova fase “premium”

A Xiaomi anunciou oficialmente nesta quinta-feira a nova geração de smartphones Xiaomi 17, marcada pela estreia mundial do processador Snapdragon 8 Elite de quinta geração. O evento, comunicado via Weibo pela conta oficial do sistema X (HyperOS), revelou que a série conta com três modelos: Xiaomi 17 (versão padrão), Xiaomi 17 Pro e Xiaomi 17 Pro Max.

Tecnologias de alto desempenho

O novo chip Snapdragon 8 Elite Gen 5 foi desenvolvido no processo de 3 nm de terceira geração, com promessa de desempenho elevado e menor consumo de energia. Ele opera com frequência máxima de até 4,6 GHz nos núcleos mais potentes e traz melhorias em eficiência, inteligência artificial e vídeo.

A Qualcomm posiciona esse processador como central às próximas gerações de smartphones de alto desempenho, com suporte a protocolos modernos e recursos avançados para processamento local de IA.

Destaques dos modelos Xiaomi 17

A série traz diferenciais em cada variante, segundo detalhes já divulgados:

  • Xiaomi 17 (modelo base): tela OLED de cerca de 6,3 polegadas com resolução 2K e taxa de atualização de 120 Hz, bateria de 7.000 mAh, e recarga rápida de 100 W (versão com fio) e 50 W (sem fio).
  • Xiaomi 17 Pro / Pro Max: ambos incorporam uma tela traseira (“Dynamic Back Display”) ao lado das câmeras, para exibir relógios, notificações e funcionar como visor para selfies com a câmera principal.
  • No modelo Pro Max, a tela frontal chega a 6,9 polegadas, com bateria de até 7.500 mAh e suporte à recarga de 100 W.
  • Ambas versões Pro também oferecem câmera periscópica com zoom óptico de até 5× e componentes de imagem certificados pela Leica.
  • Os modelos contam com até 16 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento interno.
  • No quesito conectividade, os aparelhos trazem suporte a 5G e Wi-Fi 7, além de Bluetooth 5.4.
  • A Xiaomi indica que os dispositivos deixarão a China com HyperOS 3, nova versão do sistema operacional da marca baseada em Android.

Os preços iniciais na China serão de 4.499 yuan para o Xiaomi 17, 4.999 yuan para o 17 Pro e 5.999 yuan para o 17 Pro Max. A disponibilidade, no entanto, está limitada ao mercado chinês por enquanto, e um lançamento global é esperado no primeiro trimestre de 2026.

Expansão além dos smartphones

No anúncio, a Xiaomi também reafirmou sua atuação no setor automotivo. Desde 2023, a empresa vem desenvolvendo veículos; em 2024, lançou o sedã SU7 e posteriormente o SUV YU7. Lei Jun, CEO da companhia, afirmou que tocar simultaneamente as frentes de carros e chips é um “desafio comparável a sustentar dois filhos na universidade ao mesmo tempo”.

Nos resultados financeiros do segundo trimestre de 2025, a empresa reportou receita de RMB 115,96 bilhões, alta de 30,5% em relação a 2024, e lucro líquido ajustado de RMB 10,83 bilhões, incremento de 75,4% — recordes históricos para a Xiaomi.

Além disso, até abril de 2025, a Xiaomi já havia investido mais de RMB 13,5 bilhões no desenvolvimento de seu chip proprietário XRING, com uma equipe de mais de 2.500 pessoas.

Compartilhe: