Eletromobilidade
Viação inicia teste com ônibus elétrico de 9 metros em São Paulo
A empresa paulistana de transportes coletivos Viação Pêssego anunciou em 2 de setembro o início de testes com o Azure9, um ônibus elétrico de 9 metros da empresa TEVX Higer, na zona leste de São Paulo. O teste será realizado em uma linha regular da operadora, rodando sem passageiros, para coletar dados e garantir que o veículo atende aos padrões de segurança e eficiência.
Segundo a viação, a principal meta é verificar a capacidade do veículo (mostrado na imagem acima) de transpor obstáculos comuns no dia a dia, como valetas e lombadas, além de comprovar a sua autonomia e padrão de qualidade.
O Azure9 conta com piso baixo e um sistema de “ajoelhamento”: o ônibus consegue se inclinar para o lado da porta, facilitando o embarque e desembarque de passageiros, principalmente aqueles com mobilidade reduzida, idosos e pais com carrinhos de bebê. Traz ainda sistema de ar-condicionado elétrico, vidros com proteção UV e portas USB nos balaústres e bancos.
Para o CEO da TEVX Higer, Cadu Souza, o teste representa também uma oportunidade para mostrar o produto da fabricante em funcionamento. “A operação em São Paulo é estratégica e irá demonstrar as qualidades do nosso produto em um dos mercados mais exigentes do país”, avaliou.
De fato, esse experimento acontece num momento de crescimento expressivo do mercado de ônibus elétricos. De acordo com dados da Associação brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 306 novos veículos desse tipo foram emplacados em território nacional do início de janeiro ao fim de junho de 2025: um crescimento de 141% em relação ao primeiro semestre de 2024. Desses, 275 foram vendidos na cidade de São Paulo, o que equivale a 90% do total nacional.