Intel lança Core Ultra Series 3 com processo 18A

Intel

Durante a CES 2026, a Intel anunciou o lançamento dos processadores Intel Core Ultra Series 3, apresentados como a primeira plataforma de PCs com foco em inteligência artificial construída sobre o processo Intel 18A. Segundo a empresa, a tecnologia foi projetada e fabricada nos Estados Unidos e marca um novo estágio na estratégia da companhia para ampliar sua presença no mercado de PCs com recursos avançados de IA.

De acordo com a Intel, os processadores Core Ultra Series 3 já estão previstos para equipar mais de 200 designs de fabricantes parceiros ao redor do mundo. A companhia afirma que esta será a plataforma de AI PC mais amplamente adotada e com maior disponibilidade global já lançada por ela, abrangendo diferentes categorias de dispositivos e faixas de preço.

Com a Series 3, estamos totalmente focados em melhorar a eficiência energética, adicionar mais desempenho de CPU, uma GPU maior e única em sua categoria, mais capacidade de computação em IA e compatibilidade de aplicativos confiável baseada na arquitetura x86“, explicou Jim Johnson, VP Sênior e General Manager da área de Client Computing Group da Intel.

Dentro da linha móvel Intel Core Ultra Series 3, a empresa introduziu uma nova classe de processadores Intel Core Ultra X9 e X7. Esses modelos contam com gráficos integrados Intel Arc e foram desenvolvidos para usuários que executam múltiplas tarefas e cargas de trabalho mais avançadas, como jogos, criação de conteúdo e atividades de produtividade em mobilidade. As configurações de topo da linha oferecem até 16 núcleos de CPU, 12 Xe-cores gráficos e 50 TOPS de NPU, com ganhos anunciados de até 60% em desempenho multithread, mais de 77% de melhoria em desempenho em jogos e autonomia de bateria que pode chegar a até 27 horas.

A família Series 3 também inclui processadores Intel Core voltados a sistemas móveis mainstream. Esses chips utilizam a mesma arquitetura base do Core Ultra Series 3, mas foram pensados para viabilizar notebooks mais eficientes e com melhor desempenho em faixas de preço mais acessíveis, ampliando o alcance da nova geração de produtos.

Além do segmento de PCs, a Intel destacou que, pela primeira vez, os processadores Series 3 para edge computing foram certificados para aplicações embarcadas e industriais. Entre os cenários citados estão robótica, cidades inteligentes, automação e saúde, com suporte a faixas estendidas de temperatura, desempenho determinístico e operação contínua 24 horas por dia, sete dias por semana.

Segundo a empresa, o Intel Core Ultra Series 3 oferece vantagens competitivas em cargas críticas de IA no edge, incluindo até 1,9 vez mais desempenho em modelos de linguagem de grande porte (LLMs), até 2,3 vezes melhor desempenho por watt por dólar em análises de vídeo de ponta a ponta e até 4,5 vezes mais throughput em modelos de visão, linguagem e ação. A Intel afirma que a aceleração de IA integrada contribui para um melhor custo total de propriedade, ao concentrar as capacidades em um único system on a chip, em vez de arquiteturas tradicionais com múltiplos chips de CPU e GPU.

Em relação à disponibilidade, a Intel informou que a pré-venda dos primeiros notebooks para consumidores equipados com processadores Core Ultra Series 3 começa em 6 de janeiro de 2026 nos Estados Unidos. Os sistemas chegam ao mercado globalmente a partir de 27 de janeiro, com novos modelos previstos para serem lançados ao longo do primeiro semestre. Já os sistemas de edge baseados na plataforma Series 3 têm lançamento programado para o segundo trimestre de 2026.

Compartilhe: