O iFood anunciou a retomada e expansão de sua operação de entregas por drones em Sergipe, em parceria com a Speedbird Aero, avançando no modelo de logística multimodal da empresa. A rota, pioneira no Brasil e na América Latina, foi ampliada após a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) conceder a primeira autorização permanente para voos sobre áreas com circulação de pessoas. A nova aeronave pode transportar até 5 quilos, ante os 3 quilos da versão anterior.
O trajeto parte do Shopping Center RioMar, em Aracaju, cruza o rio Sergipe e chega a condomínios em Barra dos Coqueiros. A rota aérea tem menos de quatro quilômetros e entrega os pedidos em até 30 minutos. A última milha, do pouso do drone até o consumidor, continua sendo realizada por entregadores. Por terra, o mesmo percurso levaria cerca de uma hora, considerando ida e volta e trânsito intenso.
Segundo Rodolfo Klautau, diretor de Logística do iFood, “o drone entra para resolver trechos que não fariam sentido para o entregador, que continua em rotas mais produtivas”. O serviço funcionará sete dias por semana, durante 10 horas por dia, com capacidade para até 280 pedidos diários. A rota começou em 2021 como projeto-piloto e foi a primeira na América do Sul a obter autorização permanente para transporte de alimentos por drones.
A operação reforça a estratégia do iFood de combinar diferentes meios de transporte para superar desafios geográficos e urbanos. Drones são especialmente úteis em trajetos que cruzam rios ou áreas de difícil acesso, reduzindo tempo de entrega e ampliando o alcance dos restaurantes.
Para Manoel Coelho, CEO da Speedbird Aero, “esta é a primeira autorização permanente da ANAC para voos sobre áreas com circulação de pessoas e representa um marco para o setor de mobilidade aérea no Brasil. A aeronave nacional de maior capacidade torna a operação mais eficiente e robusta”. A Speedbird é a única empresa com dois modelos de drones aprovados pela ANAC para operações BVLOS (além da linha de visada do operador), com permissão para voar à noite. Cada autorização levou de 12 a 24 meses, seguindo normas de segurança da ANAC e do DECEA.
O drone do iFood pode transportar até 5 kg, voar a 50 km/h e atingir até 60 metros de altura. É equipado com GPS e paraquedas de emergência, operado a partir do centro de controle da Speedbird em Franca (SP). A frota conta com dois drones que podem ser acionados simultaneamente e suportam ventos de até 55 km/h e chuva leve de até 5 mm/h.