Gartner: PCs com IA serão 31% do mercado mundial até o final de 2025

Os PCs com Inteligência Artificial (IA) representarão 31% do mercado global total de PCs até o final de 2025, de acordo com o Gartner, Inc., empresa de insights de negócios e tecnologia. As remessas mundiais de PCs com IA devem totalizar 77,8 milhões de unidades em 2025.

“Os PCs com IA estão remodelando o mercado, mas sua adoção em 2025 está desacelerando devido às tarifas e pausas na compra de PCs causadas por incertezas”, diz Ranjit Atwal, Diretor Analista Sênior do Gartner. “No entanto, os usuários investirão em PCs com IA para garantir que estejam preparados para a crescente integração da Inteligência Artificial”.

Os analistas do Gartner preveem que as remessas de PCs com IA totalizarão 143 milhões de unidades e devem representar 55% do mercado total de PCs em 2026. Até 2029, os PCs com IA se tornarão a norma.

Segundo o Gartner, a escolha de um PC com IA difere entre empresas e consumidores. A decisão gira principalmente em torno da plataforma de processador do PC com IA. O Gartner prevê que os notebooks baseados em Arm ganharão uma participação maior no mercado de consumo do que no empresarial, à medida que os desafios de compatibilidade de aplicações forem superados. No segmento empresarial, os usuários preferem x86 no Windows, que deve representar 71% do mercado de notebooks empresariais com IA em 2025, com Arm representando 24%.

Compartilhe: