Soluções para Varejo
Mais da metade dos brasileiros pagaria mais caro por produtos sustentáveis, diz pesquisa
52% dos brasileiros pagariam a mais por um produto caso entendessem que a empresa tomou medidas para reduzir o impacto ambiental, aponta o Relatório do Varejo 2025 da Adyen, provedora de tecnologia de pagamentos. Segundo a pesquisa, 21% dos entrevistados gostariam que os varejistas fossem mais transparentes com compromissos climáticos.
A pesquisa da Adyen, realizada com mais de 2 mil consumidores e 500 empresas no Brasil, também mapeou a relevância da responsabilidade social para os entrevistados. Segundo o levantamento, 19% dos consumidores realizam doações mensais a causas sociais, maior do que a média global, de 15%. Dentre os que doam mensalmente, as gerações mais engajadas são Baby Boomer (26%) e Millenials (20%). Por outro lado, a porcentagem dos brasileiros que nunca realizaram doações é 20%.
Ao levantar os tipos de doação nos últimos doze meses, a pesquisa mapeou que 37% dos entrevistados optaram por apoiar financeiramente as iniciativas de amigos e familiares. Já 28% preferem arredondar o valor de pagamento durante a finalização de uma compra, contribuindo para que esse adicional seja repassado a diferentes causas.