Sustentabilidade
Juma Amazon Lodge adota microrrede sustentável com tecnologia Huawei
O Juma Amazon Lodge, localizado a 100 km de Manaus, inaugurou uma operação energética 100% limpa e autônoma. O projeto foi viabilizado pela Huawei Digital Power, que forneceu sistemas de armazenamento e inversores, em parceria com a AF Soluções (AFS), a integradora HDT e a Valley.
Apresentado durante a InterSolar 2025, o case destacou-se como exemplo de inovação para superar um dos maiores desafios do Brasil: levar energia confiável a regiões fora da rede elétrica.
O novo sistema inclui 333 painéis solares com capacidade de 185 kWp e duas baterias LUNA2000-215-2S10 da Huawei, que garantem fornecimento ininterrupto de energia. Operando de forma off-grid, o gerador a diesel foi reduzido a um papel emergencial. O resultado é a eliminação do ruído, menor emissão de CO₂, economia logística e maior conforto para hóspedes e funcionários.
Mais do que atender ao hotel, a solução abre caminho para a expansão das microrredes em comunidades ribeirinhas, fazendas e empreendimentos isolados no país.
“O Brasil é um país continental, atender cada confim do nosso país com energia renovável, é complexo. Hoje a HDT, juntamente com a Huawei, atende não só o off-grid como é o caso do Hotel Juma, mas o setor agro com suas fazendas e quaisquer setores da economia, seja como venda, seja como serviço”, afirma Leonardo Cyrino, CEO da HDT.
“O projeto Juma Lodge é a materialização da nossa filosofia: desenvolver tecnologia que resolve problemas reais. Ele prova que é possível levar energia limpa e confiável a qualquer lugar, com respeito ao meio ambiente”, completa Renato Mondino, Gerente de Canais da Huawei Digital Power.