Sustentabilidade
Juma Amazon Lodge adota microrrede sustentável com tecnologia Huawei

O Juma Amazon Lodge, localizado a 100 km de Manaus, inaugurou uma operação energética 100% limpa e autônoma. O projeto foi viabilizado pela Huawei Digital Power, que forneceu sistemas de armazenamento e inversores, em parceria com a AF Soluções (AFS), a integradora HDT e a Valley.
Apresentado durante a InterSolar 2025, o case destacou-se como exemplo de inovação para superar um dos maiores desafios do Brasil: levar energia confiável a regiões fora da rede elétrica.
O novo sistema inclui 333 painéis solares com capacidade de 185 kWp e duas baterias LUNA2000-215-2S10 da Huawei, que garantem fornecimento ininterrupto de energia. Operando de forma off-grid, o gerador a diesel foi reduzido a um papel emergencial. O resultado é a eliminação do ruído, menor emissão de CO₂, economia logística e maior conforto para hóspedes e funcionários.
Mais do que atender ao hotel, a solução abre caminho para a expansão das microrredes em comunidades ribeirinhas, fazendas e empreendimentos isolados no país.
“O Brasil é um país continental, atender cada confim do nosso país com energia renovável, é complexo. Hoje a HDT, juntamente com a Huawei, atende não só o off-grid como é o caso do Hotel Juma, mas o setor agro com suas fazendas e quaisquer setores da economia, seja como venda, seja como serviço”, afirma Leonardo Cyrino, CEO da HDT.
“O projeto Juma Lodge é a materialização da nossa filosofia: desenvolver tecnologia que resolve problemas reais. Ele prova que é possível levar energia limpa e confiável a qualquer lugar, com respeito ao meio ambiente”, completa Renato Mondino, Gerente de Canais da Huawei Digital Power.

Soluções para Varejo
Mais da metade dos brasileiros pagaria mais caro por produtos sustentáveis, diz pesquisa

52% dos brasileiros pagariam a mais por um produto caso entendessem que a empresa tomou medidas para reduzir o impacto ambiental, aponta o Relatório do Varejo 2025 da Adyen, provedora de tecnologia de pagamentos. Segundo a pesquisa, 21% dos entrevistados gostariam que os varejistas fossem mais transparentes com compromissos climáticos.
A pesquisa da Adyen, realizada com mais de 2 mil consumidores e 500 empresas no Brasil, também mapeou a relevância da responsabilidade social para os entrevistados. Segundo o levantamento, 19% dos consumidores realizam doações mensais a causas sociais, maior do que a média global, de 15%. Dentre os que doam mensalmente, as gerações mais engajadas são Baby Boomer (26%) e Millenials (20%). Por outro lado, a porcentagem dos brasileiros que nunca realizaram doações é 20%.
Ao levantar os tipos de doação nos últimos doze meses, a pesquisa mapeou que 37% dos entrevistados optaram por apoiar financeiramente as iniciativas de amigos e familiares. Já 28% preferem arredondar o valor de pagamento durante a finalização de uma compra, contribuindo para que esse adicional seja repassado a diferentes causas.
Mercado
Logística reversa cresce no Brasil, mas segue tímida

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima divulgou em 9 de setembro, as listas oficiais de empresas aderentes às duas entidades gestoras de logística reversa de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e seus componentes. Segundo o levantamento, as duas entidades reúnem 136 empresas associadas.
A relação contempla o relatório de 2023 (ano-base da operação), apresentado em 2024, e inclui empresas adimplentes aos termos do Decreto nº 10.240, de 12 de fevereiro de 2020. O decreto estabelece normas para a implementação de sistema de logística reversa obrigatória de produtos desse tipo.
Mesmo com o resultado positivo, as duas entidades gestoras ressaltam que o Brasil conta com cerca de 4 mil fabricantes e importadores de eletrônicos e eletrodomésticos. Na visão da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) e da Gestora para Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos Nacional (Green Eletron), “há espaço significativo para ampliar a adesão”.
“As empresas estão cada vez mais conscientes de seu papel na sustentabilidade e na economia circular”, comentou Robson Esteves, diretor-presidente da Abree. Na visão dele, a adesão deve continuar crescendo para “ampliar os benefícios ambientais e sociais e consolidar um mercado mais consciente e responsável”.
Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron, cita uma pesquisa realizada pela entidade em 2025 que reforça os benefícios da gestão adequada de recursos. “Constatamos que 85% dos brasileiros reconhecem e valorizam marcas que adotam iniciativas de logística reversa. Esse dado comprova que o mercado tem muito a ganhar ao transformar responsabilidade socioambiental em regra, e não exceção”, considerou.
-
Tech2 semanas ago
Uber e Loggi lançam serviço de entrega em São Paulo
-
Interior Lifestyle7 dias ago
Oxford lança coleção de canecas em prol da Floresta Amazônica
-
Varejo2 semanas ago
Shoppings Centers se consolidam como polos de saúde e bem-estar
-
Produtos2 semanas ago
Logitech lança headset gamer sem fio no Brasil
-
Produtos2 semanas ago
Philco reforça portfólio de áudio com foco no consumo de rádio pelo público brasileiro
-
Produtos2 semanas ago
OPPO lança smartphone de entrada com bateria robusta
-
Interior Lifestyle1 semana ago
Do chinelo ao fitness: Havaianas e Aubicon criam piso sustentável com logística reversa
-
Produtos1 semana ago
Apple anuncia quatro novos modelos de iPhone por até R$ 18.499; veja