A chamada “invasão chinesa” do setor automotivo brasileiro ganhou força nos últimos dois anos, com a chegada de diversas novas montadoras vindas da China. Enquanto BYD e GWM se consolidaram entre os líderes — dominando os segmentos de elétricos e híbridos, respectivamente — outras marcas ainda tentam encontrar espaço no mercado nacional.
De acordo com a Quatro Rodas, um levantamento da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) mostra que marcas como Geely, Zeekr, Neta e GAC somam pouco mais de 3 mil emplacamentos até agora, número modesto diante das líderes do setor, mas que revela um movimento de expansão contínua das fabricantes asiáticas no Brasil.
Neta enfrenta crise na matriz e site fora do ar
A Neta estreou no país em 2024, durante o Salão do Automóvel de Interlagos, e abriu sua primeira loja em janeiro de 2025, no Rio de Janeiro. No entanto, o avanço foi curto. O site oficial saiu do ar e apenas o portal da concessionária Neta|Potenza segue ativo, oferecendo os modelos Aya e X com descontos de até R$ 20 mil para zerar o estoque.
Desde o início das operações, apenas 96 veículos foram emplacados: 53 unidades do compacto Aya, de R$ 128.900, e 43 do SUV X, de R$ 194.900. A marca enfrenta dificuldades financeiras na China, o que pode comprometer sua presença no Brasil.
Geely estreia com SUV elétrico e 193 unidades vendidas
A Geely oficializou sua entrada no mercado brasileiro em julho de 2025, com o lançamento do SUV elétrico EX5. O modelo registrou 193 emplacamentos, sendo 185 da versão Max (R$ 225.800) e apenas oito da versão de entrada Pro (R$ 195.800).
A marca, que também é dona da Volvo, Riddara e Zeekr, aposta no EX5 como porta de entrada para ampliar a presença do grupo no país.
Riddara tem vendas discretas com a picape RD6
Outra marca do grupo Geely, a Riddara iniciou suas operações no Brasil no segundo semestre de 2024, com a picape elétrica RD6. O modelo vendeu até agora 33 unidades — 17 da versão Luxury (R$ 309.900) e 16 da versão Standard (R$ 249.900). A operação ainda é considerada experimental no país.
Zeekr se destaca entre as marcas premium chinesas
Focada em veículos elétricos de luxo, a Zeekr é a divisão do grupo Geely que mais cresceu no Brasil. Desde o fim de 2024, foram 444 emplacamentos distribuídos entre três modelos: Zeekr X (271 unidades, R$ 228.000), Zeekr 001 (155 unidades, R$ 495.000) e o novo SUV 7X (15 unidades, R$ 448.000).
Mesmo com preços elevados, a marca conseguiu atrair consumidores do segmento premium interessados em alternativas elétricas às europeias tradicionais.
GAC alcança 1.261 emplacamentos com foco em híbridos
Entre as estreantes mais recentes, a GAC é a que mais ganhou tração. Desde maio, a marca já emplacou 1.261 veículos no Brasil, com destaque para o SUV híbrido GS4 (R$ 191.990), que representa 53% das vendas com 674 unidades.
Os elétricos Aion V (R$ 229.990) e Aion Y (R$ 175.900) somam 263 e 219 emplacamentos, respectivamente. Já o SUV de portas “asas de gaivota”, Hytec HT (R$ 309.990), teve 86 unidades registradas, e o Aion ES, 17.
Omoda e Jaecoo somam mais de 900 unidades vendidas
Operando sob a estrutura da Caoa Chery, as marcas Omoda e Jaecoo chegaram ao Brasil em 2025. A Omoda, com o SUV elétrico E5 (R$ 209.990), contabiliza 236 unidades vendidas. Já a Jaecoo, com o SUV 7, emplacou 692 veículos — sendo 523 da versão Prestige (R$ 249.990) e 169 da Luxury (R$ 229.990).
O grupo aposta na dupla para reforçar a presença chinesa em faixas intermediárias do mercado automotivo brasileiro.